Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Educação

Comunidade espera reforma em escola feita de latão há 40 anos

Os alunos de uma escola de Juiz de Fora, na Zona da Mata, convivem há anos com as condições precárias da construção, que foi construída somente em latão e placas de madeira. Desde que foi fundada em 1963, a Escola Municipal Ana Salles, que fica em Benfica, na zona norte da cidade, nunca passou por reformas. A base da sede, que abriga 154 estudantes, é feita em contêineres e revestida em madeira, que ficou deteriorada pelo tempo.


Há cinco anos, a diretora da instituição, Luciane de Oliveira Knopp, luta pela construção de uma nova sede, feita em alvenaria. Além dos problemas com a temperatura – o latão faz com que o local fique frio no inverno e muito quente no verão – as paredes das salas estão destruídas pela ação de cupins e um dos cômodos alaga em dias de chuva.

Luciane explica embora já exista um projeto pronto e protocolado na Secretaria de Estado de Educação, a obra ainda depende da legalização do terreno, que teve medidas alteradas depois da construção de um muro em 2010. Conforme a diretora, a retificação na planta precisa ser registrada em cartório, mas somente um representante legal do Estado está autorizado a fazer isso.

—Desde 2009 foi quando protocolamos o primeiro processo legalmente. No decorrer deste tempo, cada hora aparecia uma situação diferente e a escola foi providenciando. Mas agora o que está entravando é esta modificação das medidas. Estamos trabalhando precariamente.

A situação da escola preocupa moradores do bairro, já que a instituição funciona em período integral, atendendo 86 crianças de 7h às 17h. Por isso, a comunidade se uniu para pedir ajuda ao poder municipal. Na última terça-feira (16), a Comissão de Educação, Cultura, Esportes e Lazer, esteve no local. O vereador Jucélio Maria (PSB) afirma que o objetivo é mediar a relação da população com o Estado.

— Na época da construção da escola, o projeto foi bem feito, mas agora a gente sabe que já não atende. A direção tem feito pedidos e encaminhamentos para que isso aconteça [construção da nova sede], mas o que precisa é a burocracia andar mais ligeira.

Resposta

Em nota, a secretaria de Estado de Educação informou que está em fase final de regularização a cessão, por parte da Prefeitura de Juiz de Fora, de um terreno vizinho ao da escola. O órgão ressaltou que o espaço será anexado ao terreno da instituição e, com a incorporação, será possível a construção da nova sede. Uma equipe do Departamento de Obras Públicas do Estado já esteve no local e fez a vistoria do terreno.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet