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Quarta-feira, 01 de maio de 2024

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Veja dicas para trocar a marcha do carro na hora certa

Limpeza e substituição das velas, melhor aproveitamento da rotação do motor e como usar o óleo da direção hidráulica são alguns dos temas solicitados pelos internautas para esclarecer dúvidas sobre a manutenção do carro.

'Esticar' demais a marcha pode ser prejudicial ao veículo.

Confira as respostas a dúvidas enviadas pelos internautas.

Limpeza e substituição das velas, melhor aproveitamento da rotação do motor e como usar o óleo da direção hidráulica são alguns dos temas solicitados pelos internautas para esclarecer dúvidas sobre a manutenção do carro. Confira abaixo as respostas para algumas perguntas formuladas pelos leitores do G1.

Até onde posso esticar a marcha? Meu carro tem motor 1.0 e sempre passo marchar quando a rotação chega em 3 mil rpm. Seu eu passar disso pode provocar alguma coisa

Cada carro tem o giro ideal para melhor aproveitamento do motor, seja de desempenho ou economia. Ela varia de acordo com o tipo de combustível, cilindrada. Trocar de marcha aos 3.000 giros ou rpm (rotações por minuto) do motor é uma forma de condução. Pode passar disso sim, mas quanto maior for a rotação, mais estará sendo o consumo de combustível, assim não convém fazer isso o tempo todo.

Não existe uma regra geral, mas de qualquer modo precisamos ficar atentos aos limites de velocidade. Assim, para uma via cujo limite de velocidade é 60 km/h o mais apropriado para a maioria dos carros é acelerar a primeira até algo em torno de 2.500 giros do motor e passar para a segunda marcha. Na ocasião, os giros devem cair um pouco. Assim, você deve acelerar até os 2.500 giros novamente e passar para a terceira, seguindo assim por diante até a quinta marcha. Utilizando esse método pode se acelerar até em torno de 3.000 rpm.

A dica é mais apropriada para carros a álcool ou gasolina. Para motores a diesel as rotações são menores. Se o seu carro não tiver conta giros, pode-se basear pela velocidade também. Ao sair, utilize a primeira até 15 ou 20 km/h, passe para a segunda marcha e vá até 30 km/h. Coloque a terceira e acelere até 40 km/h ou 45 km/h quando então deve ser colocada a quarta. Para utilizar a quinta marcha, o melhor é apenas após os 60 km/h, assim, você deve colocá-la apenas quando o limite de velocidade for acima dessa velocidade. Vale lembrar que caso as rotações extrapolem a faixa vermelha do conta giros, os motores equipados com injeção eletrônica contam com um corte de injeção para poupar o motor.

Como álcool e gasolina possuem características diferentes, as velas de ignição também são diferentes e a principal alteração é em relação ao grau térmico. Para motores movidos apenas a álcool a vela é do tipo mais fria e para gasolina do tipo quente. Já as velas para motores do tipo flex abrangem uma faixa maior de funcionamento a fim de se evitar a perda de eficiência.

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