Olhar Direto

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Mundo

Irã diz que caixas-pretas de avião Tupolev estão danificadas

O responsável do grupo de crise do Ministério de Transportes iraniano, Ahmad Majidi, afirmou nesta quinta-feira que as das duas caixas-pretas encontradas um dia após a queda do avião Tupolev Tur-154, da Caspian Airlines, no Irã, estão danificadas.


Saiba mais sobre o Tupolev Tu-154 que caiu no Irã
Veja maiores acidentes envolvendo o Irã nos últimos dez anos
Veja os maiores acidentes aéreos desde 2000

Havia três caixas-pretas no avião. O equipamento registra as informações de voo e as conversas do piloto e tripulação e é essencial para determinar a causa do acidente que matou todos os 168 a bordo.

Segundo Majidi, se os danos impedirem a extração de qualquer informação, as caixas-pretas devem ser enviadas para os fabricantes russos para análise.

"Se os esforços para recuperar a informação falharem, serão enviadas ao país de fabricação para ver se ali podem ser reparadas para saber as causas do acidente", disse Majidi, em declarações à agência Irna, informadas pelo canal estatal Press TV.

Uma equipe de investigadores do Comitê de Aviação Interestadual Russa devem ir ao local da investigação para auxiliar, afirmam as agências iranianas.

A aeronave, um modelo Tupolev Tu-154 de fabricação russa, caiu às 11h33 desta quarta-feira (4h03 no horário de Brasília). Segundo a agência oficial Irna, o avião decolou do aeroporto internacional Imame Khomeini de Teerã e caiu perto de Janat Abad, na Província de Qazvin, 16 minutos depois.

O voo 7908 ia de Teerã a Ierevan, capital da Armênia. Segundo a agência Associated Press, a maioria das pessoas a bordo era iraniana --muitos da grande comunidade étnica armênia no Irã. Havia ainda seis cidadãos armênios e dois georgianos.

As causas do acidente ainda não foram reveladas, mas autoridades iranianas indicam que uma falha técnica fez a aeronave pegar fogo. O piloto teria então tentado um pouso não programado, mas a aeronave despedaçou-se ao tocar o solo.

Histórico

A Caspian Airlines é uma companhia iraniana fundada em 1992, que opera voos internacionais para Hungria, Emirados Árabes Unidos, Síria, Ucrânia, Armênia, Belarus e Turquia, assim como para as principais cidades iranianas.

O Irã tem uma frota aérea em estado crítico, afetada pelas sanções internacionais econômicas e financeiras ao país que dificultam sua renovação e compra de novos aparelhos.

Desde a imposição das sanções em 1980, após o triunfo da Revolução Islâmica que tirou do poder o último Xá da Pérsia, o pró-ocidental Mohammad Reza Pahlevi, a aviação iraniana sofreu vários acidentes com aviões que transportavam mais de cem passageiros.

O último acidente envolvendo um avião Tupolev ocorreu em 2006, segundo o site especializado Airdisaster.com. O acidente ocorreu em um voo da Iran Air Tours, na cidade de Bandar Abbas. A Aeronave bateu e pegou fogo na aterrissagem, deixando 29 dos 147 a bordo mortos.

Em fevereiro de 2002, um avião similar da companhia Iran Air Tours caiu entre Teerã e a cidade de Khorramabad, também no Irã, com 105 ocupantes. Em dezembro de 2005, 116 pessoas morreram após o choque de uma aeronave militar AC-130 Hercules que transportava passageiros civis em um edifício de dez andares nos arredores de Teerã.

Devido às sanções internacionais econômicas e financeiras sofridas pelo país, o Irã possui uma frota aérea bastante debilitada, com muitos aviões da época da ex-União Soviética ainda em operação.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet