Olhar Direto

Quarta-feira, 01 de maio de 2024

Notícias | Brasil

Ministério do Trabalho registra criação de 119 mil empregos formais em junho

Saldo do primeiro semestre do ano é de 299,5 mil novos postos de trabalho.

Junho é o quinto mês consecutivo de expansão no mercado de trabalho.

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados na manhã desta quinta-feira (16), mostram que 119.495 mil empregos formais foram criados no país em junho. O saldo é um pouco inferior ao registrado em maio, quando surgiram 131,5 mil novos postos com carteira assinada.

De acordo com o levantamento, os números de junho representam o quinto mês consecutivo de expansão e o segundo melhor saldo mensal do ano.

No acumulado dos seis primeiros meses do ano, o governo já registrou saldo positivo de 299.506 mil – esse é o saldo total de vagas criadas no mercado de trabalho no primeiro semestre de 2009.

De acordo com o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, os números confirmam a tendência de recuperação do mercado de trabalho. Para ele, “todos os indicativos mostram para a solidificação” do crescimento da quantidade de postos criados no país.

Embora o país venha passando por um momento de recuperação, o saldo de empregos criados ainda é bastante inferior aos 797,5 mil postos formais de trabalho extintos entre novembro de 2008 e janeiro deste ano, em meio à crise financeira internacional.

A desaceleração de junho, na comparação com maio, é creditada pelo ministro aos picos de criação de postos de emprego que costumam se manifestar todos os anos nos meses de abril e maio.

Os setores que mais contribuíram para o número positivo na criação de empregos foram a Agricultura, Serviços, Construção Civil e Comércio.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet