Olhar Direto

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Política BR

Requerimento

Senadores deram entrada a pedido de voto de censura a Lula, diz Cristovam

Foto: Reprodução

Senadores deram entrada a pedido de voto de censura a Lula, diz Cristovam
Cristovam Buarque diz que requerimento teve a adesão de 10 senadores.


O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) anunciou nesta quinta-feira (16) no plenário que um grupo de senadores deu entrada na Mesa Diretora da Casa com um requerimento de voto de censura contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo Cristovam, o requerimento teve a adesão de dez senadores. Os senadores repudiam o fato de Lula ter chamado de “bons pizzaiolos” os senadores favoráveis à CPI da Petrobras.

O senador do PDT fundamenta o requerimento afirmando que "o voto de censura, ora requerido, justifica-se em face das graves e infelizes palavras do presidente da República, que tenta a total desmoralização do Senado Federal, menospreza e diminui a atuação de todos os parlamentares, além de insuflar a opinião pública contra a Casa e os senadores", justifica Cristovam.

O requerimento foi protocolado na Mesa Diretora da Casa e agora segue para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), para ter a admissibilidade analisada. Se for aprovado na CCJ, o requerimento retorna ao plenário para ser referendado pelos senadores. "Algumas pizzas já foram feitas nessa Casa graças à interferência do próprio presidente Lula. Apresentei esse requerimento porque o gesto do presidente é deseducador", concluiu Cristovam.

Lula usou a frase nesta quarta-feira (15) ao ser questionado sobre as declarações da oposição no Senado de que a CPI poderia acabar em "pizza temperada com pré-sal”, por ter apenas governistas no comando. Lula então respondeu: “Depende. Todos eles são bons pizzaiolos”.

Como primeiro gesto de repúdio, os senadores rejeitaram por 30 votos contra 20 a indicação de Bruno Pagnoccheschi para diretor da Agência Nacional de Águas (ANA) na noite de quarta.

Reação


O líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM), qualificou de “grosseiras” as afirmações de Lula. “Não é justo ficar aturando insultos do presidente da República”, disse Virgílio.

Álvaro Dias (PSDB-PR) disse que o presidente é um “mau exemplo” à população. “O presidente tem o direito de desrespeitar as pessoas, mas tem o dever de respeitar as instituições. O presidente não oferece o bom exemplo, mas o mau exemplo”, argumento Dias.

Irônico, Demóstenes Torres (DEM-GO) defendeu as declarações de Lula argumentando que o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), continua no comando da Casa, mesmo com uma série de denúncias contra ele e mesmo sob forte pressão dos partidos de oposição para que deixe o cargo.

“Quero dizer que concordo com o presidente. O Senado se transformou numa verdadeira fábrica de pizza. Outro dia o presidente enquadrou o PT a apoiar Sarney no comando da Casa. Tem razão o presidente Lula. Ele ajudou a transformar o Senado em uma grande fábrica de pizza”, afirmou Demóstenes.

Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) apoiou as declarações de Demóstenes dizendo que o ar no Senado está “quase irrespirável”, em função da permanência de Sarney no comando da Casa. “Uma nova declaração de Lula no sentido de tirar proveito da crise do Senado não é surpresa. Lula desmoralizou essa Casa há um bom tempo quando saiu em defesa do presidente Sarney. Ele é o pior dos generais que já exerceram a ditadura desse país. Ele não tem nenhum pudor”, arrebatou Vasconcelos.

Em nota, o líder do PT, Alozio Mercadante, disse que a afirmação de Lula foi uma "frase infeliz que não expressa o que o presidente efetivamente pensa e o respeito que tem" pela Casa e pelos senadores. Segundo Mercadante, Lula "sempre tem feito a defesa do Senado Federal."

Lula

Nesta quarta, após a cerimônia de posse do novo presidente da Embrapa, o presidente Lula elevou o tom das críticas contra a criação da CPI da Petrobras. Questionado sobre as declarações da oposição de que a “CPI é uma pizza temperada com pré-sal”, por ter apenas governistas no comando, Lula respondeu: “Depende. Todos eles são bons pizzaiolos”.

O presidente falou após a cerimônia de posse do novo presidente da Embrapa.

Ele disse ainda que há gestos de irresponsabilidade na criação da CPI, porque as investigações poderiam ser feitas pela Receita Federal ou outros órgãos do governo.

“O que eu acho é que tem gestos de irresponsabilidade na constituição de uma CPI dessas, porque você pode pedir investigações da Receita Federal, da Controladoria-Geral da União [CGU], do Ministério Público, da CVM [Comissão de Valores Mobiliários]. Na verdade, a CPI pode ser muito interessante para quem quer fazer um carnaval. Para quem quer investigar seriamente era preciso ter um outro mecanismo”, argumentou Lula.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet