Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Números dos telefones do Arquivo Público serão alterados a partir de segunda-feira

A partir de segunda-feira (20) os telefones da Superintendência de Arquivo Público da Secretaria de Estado de Administração (SAD), localizada no Centro de Cuiabá, terão o sistema alterado de virtual para digital. Com isso, os números que antes eram o sequencial de 1400, com prefixo 3613, passam a ser 1800 e sequências, com o mesmo prefixo.



A mudança é necessária para melhorar o desempenho do sistema e também irá gerar economia para o Estado, já que as ligações do Centro Político Administrativo (CPA) poderão ser feitas para o Arquivo Público no sistema de ramais.

HISTÓRIA 

Em 113 anos de existência, o Arquivo Público de Mato Grosso acumula mais de 100 mil documentos entre materiais avulsos, livros de registros, de coletoria estadual, de atos governamentais, inventários, testamentos, balancetes, jornais e diários oficiais. E mais: fotografias, documentos cartográficos, iconográficos e microfilmes.

Os documentos existentes no acervo do Arquivo Público datam do ano de 1702 até os dias atuais. São documentos dos séculos XVIII ao XXI, acervo do período colônial, do imperial e do republicano, diários oficiais desde 1890.

Além do acervo de documentos de cartório e outros escritos, o arquivo comporta os mapas, que estão guardados na Mapoteca e também os jornais, diários oficiais e da justiça que ficam na Hemeroteca.

O acervo do Arquivo Público pode ser dividido da seguinte forma (números aproximados): 81.500 documentos sendo 80 mil do período colonial e 1.500 do período imperial; 2.736 livros de registros — 46 do período colonial e 2.690 do período imperial; 75 mil balancetes; cinco mil livros de Coletoria Estadual; 1.660 inventários e testamentos desde 1778; 79 livros de atos governamentais e 199 títulos de jornais entre nacionais e regionais, além de diários oficiais desde o ano de 1890.

PESQUISA 

 O acesso a toda a documentação existente no Arquivo Publico é permitido aos pesquisadores, que são orientados por funcionários sobre como proceder com os documentos, além das visitas de escolas, que são pré-programadas.  

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet