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Quinta-feira, 22 de agosto de 2019

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Ford comunica recall de 219 unidades do novo KA

Auto Esporte

26 Set 2014 - 00:48

Ford comunica recall de 219 unidades do novo KA
Há um mês nas lojas, o novo Ford Ka já enfrenta a primeira campanha de recall. Segundo a montadora, 219 unidades do hatch apresentam um defeito no cilindro de ignição e no cilindro de fechadura da porta e chaves. As unidades afetadas têm chassis entre F8121717 e F8128826 e foram fabricadas entre 6 e 14 de agosto.

Segundo a montadora, foi detectado que o cilindro de ignição, responsável por acionar o carro, pode apresentar torque abaixo da especificação. Assim, "em determinadas condições", a chave pode girar da posição "Ligado" para a "Acessório", desligando o motor do carro. Isso faria com que os sistemas de freios, de diração e dos airbags não funcionassem corretamente. Segundo o Procon-SP, tais falhas representam "risco de acidentes fatais ou gravese possíveis danos físicos aos ocupantes do veículo e a terceiros".

Para resolver a falha, a montadora terá que substituir o cilindro de ignição e troca do cilindro da fechadura da porta do motorista e das chaves principal e reserva. Os consumidores podem conferir se suas unidades estão envolvidas acessando o site da marca ou ligando para o número 0800 703 3673. Segundo a marca, o reparo leva cerca de uma hora e é gratuito, conforme exigido por lei.

Histórico

Este é o quinto recall que a Ford convoca em 2014. Em janeiro, 38 unidades do Fusion foram diagnosticadas com uma falha no sistema de direção e mais 264 do EcoSport apresentaram defeito no sistema de rodas. Em abril, mais 238 unidades do Fusion foram convocadas de volta às autorizadas da marca para consertar uma falha no sistema de bancos. Por fim, o Fiesta Rocam teve uma falha detectada no sistema de freios, o que levou a Ford a convocar um recall de mais 176.341.

No total, a marca norte-americana convocou mais de 176 mil carros para recalls neste ano. Segundo números do Procon, as montadoras já convocaram 868.007 carros ao longo deste ano.

Legislação

O Procon-SP orienta a todos os consumidores envolvidos em campanhas de chamamento a exigirem o comprovante de que o serviço de reparo tenha sido realizado. O documento deve ser conservado e repassado adiante em caso de venda. O direito ao reparo gratuito também é garantido aos proprietários de veículos que foram comercializados mais de uma vez.

Os veículos que não atenderem ao recall e forem reparados em até 12 meses trarão a informação do não atendimento no campo "observações" do próximo Certificado de Registro e Licenciamento (CRLV), conforme determinado pela Portaria Conjunta nº 69 de 15/12/2010, da Secretaria de Direito Econômico e do Diretor do Departamento Nacional de Trânsito.
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