Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Brasil fica em 58º lugar em pesquisa sobre qualidade de vida para idosos

Noruega ficou em primeiro lugar no ranking com 96 países.

Já o Afeganistão é o pior país para envelhecer, segundo o estudo.

O Brasil ficou em 58º lugar na pesquisa Global Age Watch, que avaliou a qualidade de vida para idosos em 96 países. No topo do ranking, está a Noruega, seguida por Suécia, Suíça e Canadá. O pior país para envelhecer, segundo a pesquisa, é o Afeganistão.

O estudo leva em conta quatro critérios: segurança financeira, saúde, capacidade pessoal e o ambiente em que a pessoa vive. De acordo com os pesquisadores, o Brasil peca no quesito ambiente em que os idosos vivem, porque as pessoas não se sentem seguras e não estão satisfeitas com transporte público.

Já em relação à aposentadoria, 86% dos brasileiros com mais de 65 anos recebe algum tipo de auxílio financeiro, o que é considerado uma boa porcentagem em comparação com o restante do mundo.

Uma tendência bastante elogiada neste estudo é a chamada 'aposentadoria social', que não é a aposentadoria com base nas contribuições feitas durante a vida, mas um valor que o idoso recebe simplesmente por ser cidadão de determinado país. Quem mais se beneficia é a população de baixa renda que trabalhou no setor informal e acabou sem direito à aposentadoria tradicional.

Um terço dos países, no entanto, ainda não atende as necessidades dos idosos. Apesar dos alertas, grande parte dos governos tem adotado medidas para que envelhecer não seja sinônimo de dificuldades financeiras e de total abandono.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet