Olhar Direto

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Economia

'Queda livre' na economia dos EUA já passou, afirma Casa Branca

A economia dos Estados Unidos deteve sua "queda livre" do fim do ano passado, mas ainda não recuperou totalmente sua saúde, disse neste domingo (19) o diretor de Orçamento dos EUA, Peter Orszag.


Em declarações ao canal "CNN", Orszag assegurou que há sinais de melhora na economia. Disse ainda que Produto Interno Bruto (PIB) que será anunciado para o segundo trimestre do ano será muito melhor que o dos primeiros três meses.

Os últimos dados do Departamento de Comércio indicam que o PIB dos EUA recuou 5,5% no primeiro trimestre do ano, uma pequena correção em relação aos 5,7% calculados inicialmente.

"Os números do segundo trimestre, embora seguramente vão seguir apontando uma queda, serão provavelmente muito melhores que os do primeiro trimestre, o que é um sinal de progresso", afirmou Orszag.

'Pânico'

Segundo ele, o sentimento de medo e pânico nos mercados financeiros se dissipou e a Casa Branca está agora concentrada no crescimento do emprego, do consumo e das exportações, fatores fundamentais para a atividade econômica.

"Os sinais mistos são parte do que ocorre nesse tipo de período, e há uma sensação de que a queda livre terminou, mas ainda não chegamos ao ponto de um crescimento sustentado", explicou.

Longo prazo

Embora já existam alguns sinais de progresso, Orszag alertou que levará tempo para que a economia dos EUA se recupere, especialmente diante da expectativa de que a taxa de desemprego suba ainda mais.

Em junho, a taxa atingiu 9,5%. "Você não consegue sair de uma perda de 700 mil empregos por mês, que é o que está acontecendo mensalmente desde janeiro, para uma criação de emprego dessa ordem rapidamente", disse Orszag.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet