Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Brasil

ONGs sugerem aviso prévio de cortes de água durante crise em SP

Um grupo formado por mais de 30 Organizações não Governamentais (ONGs) criou uma lista com cerca de 400 sugestões de economia e medidas a serem tomadas para que o estado de São Paulo enfrente a crise hídrica. O grupo sugere multa para quem não economizar água e aviso prévio dos cortes de abastecimento.

O objetivo da 'Aliança pela Água' é dividir o problema entre governo, prefeituras e população, para que todos ajudem a encontrar soluções para a crise.

Para o grupo, são quatro motivos que, juntos, agravaram o problema: estiagem, gestão pouco eficiente, mananciais degradados; e falta de informações sobre a gravidade da situação, como mostrou o Bom Dia São Paulo.

Entre as sugestões mais urgentes, que dependem de ações em curto prazo, estão: multa para quem não economizar água; informação prévia de quais barros tem risco de ficar sem água; divulgação de uma lista com empresas regularizadas de caminhões-pipa; e incentivo a alternativas de economia, como uso de hidrômetros individualizados.

“É fundamental que a gente comece a adotar um novo jeito de lidar com água no dia a dia, porque nós temos um prazo de pelo menos 5 anos de recuperação das represas", disse Marussia Whately, membro do grupo.

No longo prazo, as sugestões são: redução de perdas (vazamentos) na rede da Sabesp; implantação de formas de reuso da água; e recuperação dos mananciais. A lista com todas as sugestões será divulgada pelo grupo nesta quinta-feira (29).

Para Cláudiva Visoni, coordenadora do "Movimento Cisternas Já", a construção desses reservatórios de coleta da água da chuva é barata e pode render uma economia de 50%.

“Está todo mundo torcendo pra que as chuvas voltem, mas a crise expôs o fato da gente estar bastante vulnerável a novas crises. Então, as mudanças de comportamento que forem implementadas agora elas precisam continuar, mesmo quando começar a chover, mesmo no ano que vem, provavelmente pra sempre”, informou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet