Olhar Direto

Segunda-feira, 06 de maio de 2024

Notícias | Brasil

Uruguaiana (RS) decreta emergência devido à gripe suína; doença causa 15 mortes no Brasil

O prefeito José Francisco Sanchotene Felice (PSDB) decretou situação de emergência em Uruguaiana (RS) devido ao aumento de casos de gripe suína --como é chamada a gripe A (H1N1)-- e o registro de três mortes no município. O país tem, no total, 15 mortes confirmadas em consequência da doença desde 28 de junho.


Com o decreto --assinado domingo (19) e que ainda precisa ser homologado pelo governo estadual--, Uruguaiana poderá comprar medicamentos e contratar médicos sem licitação. De acordo com a prefeitura, o objetivo é contratar emergencialmente seis médicos.

A cidade tem 25 casos suspeitos de gripe suína --ainda aguardam exames que podem comprovar a doença. Quinze pacientes estão internados --cinco deles em estado grave-- e outros dez cumprem isolamento domiciliar.

O prefeito de Uruguaiana se reúne na manhã desta segunda-feira com o secretário estadual de Saúde, Osmar Terra, em Porto Alegre, para discutir ações contra a doença.

Uruguaiana não é a única cidade do Estado que decretou emergência devido à gripe suína. São Gabriel foi a primeira a adotar a medida, seguida pela cidade de Itaqui.

Mortes

Das 15 mortes registradas em consequência da doença no país, 11 foram confirmadas no Rio Grande do Sul. Os outros casos ocorreram em São Paulo (3) e no Rio (1).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet