Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Brasil

O GLOBO ganha Prêmio Esso de Reportagem e de Fotografia

O GLOBO ganha Prêmio Esso de Reportagem e de Fotografia
Série revelou esquema que elevou custo das obras da Refinaria Abreu e Lima; foto mostra instante em que cinegrafista é atingido por foguete no Rio


O GLOBO conquistou duas categorias do Prêmio Esso 2014: o Esso de Reportagem com a série Farra de aditivos na Refinaria Abreu e Lima, que revelou como o projeto se tornou mais oneroso aos cofres públicos, e o de Fotografia, com a imagem que registrou o momento em que Santiago Andrade, cinegrafista da TV Bandeirantes, foi atingido por um foguete disparado por manifestantes no Centro do Rio em fevereiro deste ano.

De autoria dos repórteres José Casado, Danielle Nogueira, Vinicius Sassine e Eduardo Bresciani, a série sobre a Petrobras teve como base documentos que mostraram como vários termos aditivos aos contratos com as empreiteiras responsáveis pela obra somaram US$ 3 bilhões em custos adicionais, a partir de março de 2008.

— É resultado de um trabalho coletivo desde a escolha do tema até o texto na mão do leitor. Evidentemente, trabalhamos muito, mas nada teria sido possível sem o apoio e confiança da redação — afirmou José Casado.

Danielle destacou que a indignação de fontes dentro da Petrobras, do governo e de outros setores da sociedade permitiu o acesso a documentos confidenciais que revelaram o esquema para superfaturar a execução da obra.

— Estou muito feliz com o reconhecimento — afirmou Danielle.

Em Brasília, os repórteres Vinicius Sassine e Eduardo Bresciani também comemoraram o prêmio.

— A série de reportagens trouxe revelações importantes sobre o esquema de desvios das Petrobras, tendo como pano de fundo as obras de Abreu e Lima. A ideia era trazer informações além das oficiais do escândalo que veio à público com a operação Lava Jato — disse Sassine.

— O reconhecimento do trabalho de apuração no prêmio mais importante do jornalismo brasileiro é um estímulo para todos nós repórteres — reforçou Bresciani.

O Esso de Fotografia foi concedido ao repórter fotográfico Domingos Peixoto, que participava da cobertura dos violentos protestos no Centro do Rio, com a foto "Crime à liberdade de imprensa". O cinegrafista morreu por causa dos ferimentos causados pelo foguete lançado por manifestantes e a fotografia foi fundamental nas investigações, ajudando a chegar aos acusados, Caio Silva de Souza e Fábio Raposo, que estão presos no Complexo de Gericinó.

— Eu tinha que estar ali — afirmou Domingos.

Ele conta que já tinha enviado várias fotografias das manifestações para a redação, mas decidiu ficar até o fim dos protestos. Resultado: foi o único a registrar a tragédia.

— Esse acontecimento levou à morte de um companheiro, o Santiago, e à prisão de jovens que com certeza estão morrendo aos poucos — observou.

Esta foi a terceira premiação que a foto de Domingos recebeu. Ela também venceu o Prêmio CNT de Jornalismo e o MPT de Jornalismo, concedido pelo Ministério do Trabalho.

O jornalista Leonencio Nossa conquistou o prêmio principal com o trabalho Sangue Político, publicado no jornal “O Estado de S.Paulo”. A reportagem, que envolveu um esforço de 17 meses de apuração e visitas a 35 cidades, revelou que 1.133 pessoas foram assassinadas por motivos políticos no Brasil desde a promulgação da Lei da Anistia, em 1979.

Além do prêmio principal, foram contemplados 13 trabalhos, incluindo os prêmios Esso de Reportagem, Fotografia, Telejornalismo e dez premiações de categorias. Distinções especiais foram concedidas à Revista Piauí, eleita como Melhor Contribuição à Imprensa, e à equipe da Rede Bandeirantes responsável pelo trabalho Vila Socó - A verdade apagada, classificada como Melhor Contribuição ao Telejornalismo. Os premiados serão homenageados no dia 2 de dezembro, durante jantar no Rio de Janeiro.

O presidente da ExxonMobil no Brasil, Alexandre Laper Marques destacou que “o apoio da companhia ao jornalismo brasileiro é sólido”.

— Acabamos de completar um século de Brasil e quase 60 anos de Prêmio Esso. No ano que vem, teremos mudanças bem interessantes — adiantou.

Veja a lista completa de vencedores do Prêmio Esso:

PRÊMIO ESSO DE REPORTAGEM

José Casado, Danielle Nogueira, Vinicius Sassine e Eduardo Bresciani, com o trabalho Farra de aditivos na Refinaria Abreu e Lima, publicado no “GLOBO”.

PRÊMIO ESSO DE FOTOGRAFIA

Domingos Peixoto, com a sequência de fotos intitulada Crime à liberdade de imprensa, publicada no jornal “O GLOBO”.

PRÊMIO ESSO DE JORNALISMO 2014

Leonencio Nossa, com o trabalho Sangue Político, publicado no “O Estado de S.Paulo”.

PRÊMIO ESSO DE TELEJORNALISMO 2014

Fábio Pannunzio, Victor Sá, Anísio Barros, Denis Romani, Alziro Oliveira, Fernanda Chamlian, André Pereira, Fábio Nikolaus, Raphael Cadamuro e Diego Costa, com o trabalho O avanço da maconha, veiculado na Rede Bandeirantes.

PRÊMIO ESSO DE INFORMAÇÃO ECONÔMICA

Vicente Nunes, Antonio Temóteo, Celia Perrone, Deco Bancillon, Diego Amorim, Luiz Ribeiro, Nívea Ribeiro, Rodolfo Costa, Rosana Hessel, Paulo Silva Pinto, Simone Kafruni e Vera Batista, com o trabalho 20 anos do Real, publicado no Correio Braziliense.

PRÊMIO ESSO DE INFORMAÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA OU AMBIENTAL

Cristiane Segatto, com o trabalho O lado oculto das contas de hospital, publicado na “Revista Época”.

PRÊMIO ESSO DE EDUCAÇÃO

Daniel Barros, com o trabalho A diferença começa na escola, publicado na “Revista Exame”.

PRÊMIO ESSO ESPECIAL DE PRIMEIRA PÁGINA

Humberto Tziolas, Joana Ribeiro, Giselle Sant'Anna, Eduardo Pierre, André Hippertt e Sidinei Nunes, com o trabalho Não vai ter capa, publicado no jornal “Meia hora”.

PRÊMIO ESSO DE CRIAÇÃO GRÁFICA - CATEGORIA JORNAL

Gil Dicelli, Luciana Pimenta, Guabiras e Pedro Turano, com o trabalho Sertão a ferro e fogo, publicado no jornal “O Povo” (Fortaleza).

PRÊMIO ESSO DE CRIAÇÃO GRÁFICA - CATEGORIA REVISTA

Rafaela Ranzani, Fernando Luna, Alex Cassalho, Bruna Sanches e Ian Herman, com o trabalho De olhos fechados, publicado na “Trip”.

PRÊMIO ESSO REGIONAL NORTE/NORDESTE

Júlia Schiaffarino, com o trabalho Vidas Partidas, publicado no “Diário de Pernambuco” (Recife).

PRÊMIO ESSO REGIONAL CENTRO-OESTE

Mateus Parreiras e Luiz Ribeiro, com o trabalho A nova fronteira da sede, publicado no “O Estado de Minas”.

PRÊMIO ESSO REGIONAL SUL

Letícia Duarte e Félix Zucco, com o trabalho Lições da Turma 11F, publicado no “Zero Hora”.

PRÊMIO ESSO REGIONAL SUDESTE

Guilherme Amado, com o trabalho Os embaixadores do Narcosul, publicado no jornal “Extra”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet