Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Cai norma que proibia ‘vadiar’ em shopping carioca

Gabriel Alvarenga e Felipe Ferreira, ambos de 20 anos, estudam e trabalham, mas poderiam ser considerados “vadios”. É que os amigos estavam passeando ontem pelo Shopping Nova América, em Del Castilho, no dia em que caiu a norma proibindo “vadiar em motivo específico”. Essa era uma das 16 regras do Código de Conduta para Clientes, que estava exposto em paredes do centro comercial e foi retirado após a publicação de reportagem no “Globo”.


— Vim aqui e não comprei nada. Então, eu sou um vadio? Que regra estranha! — brincou Gabriel, que, como o amigo, se divide entre um emprego de Menor Aprendiz e a faculdade de Engenharia.

A estudante Beatriz Antunes, de 22 anos, também fez piada com a norma. A moradora de Bangu, um dos bairros mais quentes do Rio, contou que é comum o pessoal ir ao shopping para aproveitar o ar-condicionado. Ela deu até dica para “burlar” a regra do shopping Nova América:

— É só comprar uma garrafinha de água que resolve.

De acordo com o código de conduta, quem não respeitasse as regras poderia ser “solicitado a se retirar” e, se recusasse sair, poderia “ser detido e processado por invasão”. O shopping explicou que o documento é de 2006 e será reformulado.

Para o advogado Aderson Bussinger, vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil do Rio, a regra segrega. Ele a associou a uma tentativa de vetar os “rolezinhos” agendados pelas redes sociais, e cogitou oferecer denúncia ao Ministério Público. À tarde, a comissão decidiu que, se alguém se sentiu ofendido, pode procurar a OAB e entrar na Justiça.

Segundo o shopping, ninguém nunca foi expulso por essa norma, e as regras são mais antigas até do que as redes sociais e os rolezinhos.

Outra proibição do código seria usar roupas que “causassem distúrbios”. A professora Hildete Pereira de Melo, do departamento de Economia da UFF, entende que a medida tem caráter sexista ao fazer crer que as roupas podem ser motivo de violência.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet