Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Educação

Tema da redação da Fuvest 2015 é desagregação social

O tema da redação da Fuvest 2015 é desagregação social. A prova, a primeira da segunda fase, foi aplicada neste domingo (4).

Para desenvolver a redação, os candidatos tiveram acesso a três textos de apoio que mostravam que seja em um estádio de futebol ou em uma balada há pessoas que podem pagar para ter um espaço reservado e vantagens em relação às outras. Foi usado o termo "camarotização."

Para Gustavo Aragão, de 19 anos, que disputa uma vaga no curso de enfermagem, o tema foi surpresa. "Mas achei bom, dava para explorar." Aragão disse que fez as questões de língua portuguesa primeiro, depois partiu para o texto. Ele afirmou que é contra esse fenômeno da "camarotização." "Se um lugar é publico por que outras pessoas podem pagar a mais para ter privilegios?"

Segundo ela, os textos de apoio mostravam que, mesmo quando as classes mais baixas conseguem ter acesso a bens e serviços, não há convivência entre as classes, situação evidenciada pelos camarotes e espaços VIP.A candidata Jéssica Pacheco, de 25 anos, que está concorrendo a uma vaga de filosofia, conta que considerou o tema da redação fácil, já que todo mundo consegue ter várias opiniões sobre o tema, mesmo sem ter um conhecimento específico. "A redação foi sobre segregação social, abordou a situação no Brasil e nos EUA", diz.

Para Felipe Bazzoni, de 21 anos, candidato a uma vaga de ciências sociais, o tema da redação foi interessante e bem atual. "É um tema importante, a questão da criação de áreas VIP em baladas e estádios, áreas em que só quem tem dinheiro pode entrar e que promovem uma separação entre ricos e pobres". Segundo ele, não houve dificuldade na redação, já que há várias coisas a serem ditas sobre o tema. Ele considerou as questões de gramática fáceis e as sobre os livros bem feitas, apesar de difíceis. "Se não tivesse lido os livros, seria difícil enrolar alguma coisa."

Confira os temas das redações dos últimos cinco anos na Fuvest:

Imagens e símbolos
Em 2010, a prova prova trazia dois textos e a imagem de uma janela da qual se via um globo terrestre, nos quais os candidatos deveriam se basear para escrever. Os candidatos tiveram opiniões diferentes a respeito da dificuldade para redigir a redação, já que o tema era considerado “abstrato”.

Altruísmo
No ano seguinte, os candidatos pareciam um pouco mais tranquilos a respeito do assunto da reação, que foi definido em forma de uma pergunta: “Altruísmo e o pensamento a longo do prazo ainda tem espaço no mundo contemporâneo?"

Política
A participação política foi o tema da redação do vestibular a Fuvest aplicada em 2012. O tema foi apresentado com três textos em prosa, um texto em verso e uma tirinha do cartunista Adão Iturrusgarai publicado no jornal "Folha de S. Paulo" em 2011. Um dos textos tratava da origem da palavra "idiota".

Consumo
Candidatos da edição de 2013 da Fuvest redigiram a redação sobre consumo. Foi apresentada uma propaganda de um cartão de crédito com a frase "Aproveite o que o mundo tem de melhor." O tema pedia para relacionar o consumo e a oferta de crédito com o conceito de felicidade e a inversão de valores da sociedade.

Idosos
Por fim, a redação da Fuvest em 2014 teve como tema o envelhecimento populacional e as formas de lidar com os cuidados médicos com a população no fim da vida. Dessa vez, sem uma pergunta que definisse um tema específico, a prova exigiu que os candidatos considerassem as diversas implicações éticas, culturais, sociais e econômicas ao redor do episódio japonês, inclusive a comparação com a realidade brasileira, para redigir um texto dissertativo que pudesse ser publicado em jornais, revistas ou sites jornalísticos.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet