Olhar Direto

Sexta-feira, 10 de maio de 2024

Notícias | Mundo

Premiê de Israel diz querer alcançar a paz com palestinos

O premiê de Israel, Binyamin Netanyahu, disse nesta quinta-feira que espera firmar a paz com os palestinos, mas não deu mais detalhes de como isso pode ser alcançado.


A declaração do líder israelense foi feita pouco antes de o enviado especial dos Estados Unidos, George Mitchell, visitar a região para uma nova tentativa de reativar as negociações, paralisadas por meses por causa da controvérsia sobre a construção de assentamentos.

Em um evento para diplomatas, reunidos próximos a Tel Aviv, Netanyahu disse esperar "forjar a paz com os palestinos nos próximos meses e anos e expandi-la em uma visão de mais ampla de paz regional".

No entanto, o premiê não informou como irá resolver a questão dos assentamentos.

Nabil Abu Rdainah, um auxiliar do presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, disse à agência de notícias Reuters que os palestinos estão prontos a retomar as conversações "imediatamente" se Israel aceitar a demanda mundial e parar com a construção de assentamentos.

Netanyahu, que assumiu o poder em março, disse que Israel aceitaria um Estado palestino desmilitarizado mas, em uma política que desagrada Washington, rejeita os pedidos para interromper o que chama de "crescimento natural" das colônias.

Sobre outro plano árabe, que prevê a retirada de Israel dos territórios capturados após a guerra de 1967 como uma condição para a paz, Netanyahu disse: "Se essas são as ofertas finais, então acredito que esse espírito pode ajudar a criar uma atmosfera na qual uma paz compreensível é possível".

Cerca de meio milhão de israelenses vivem em assentamentos que Israel construiu na Cisjordânia e em Jerusalém Oriental, que abriga mais de 3 milhões de palestinos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet