Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Menores internados no Degase têm baixa escolaridade, segundo pesquisa

Uma pesquisa encomendada pelo Departamento de Ações Sócioeducativas, o Degase, para onde são levados os menores que cometem atos infracionais no Rio de Janeiro, mostrou dados alarmantes com relação a escolaridade dos menores internados na instituiçao. Segundo o levantamento, 95% dos jovens não concluíram o Ensino Fundamental e nenhum deles completou o Ensino Médio. Quase 60% dos menores estavam cursando o ensino fundamental quando entraram para o Degase.


Cerca de 80% desses jovens que cometem atos infracionais têm entre 11 e 18 anos. O maior número de jovens apreendidos nos últimos anos têm 17 anos. A maioria dos menores foi levada para a instituição devido à relação com o tráfico de drogas. Mais de 40% deles praticaram algum tipo de roubo ou furto e pouco mais de 5% foram detidos com alguma arma letal.

Cresceram o número de apreensões no estado. Em 2010, foram 2806 jovens apreendidos e 8.380 em 2014. O diretor do Degase, Alexandre Azevedo, ressaltou a baixa escolaridade dos jovens e a má condição financeira das famílias como um grande problema.

“Noventa e cinco por cento do nosso efetivo, de quem é internado, não concluiu o ensino fundamental. As famílias recebem até dois salários mínimos, então, nós temos que nos preocupar, enquanto sociedade, com isso, e dar esse acesso, para que ele tenha chance de se protagonista da vida dele e pra que diminua essa violência”, afirmou Azevedo.

Ainda de acordo com o diretor, é fundamental incentivar o acesso dos adolescentes às políticas sociais, como educação e emprego. “Porque uma coisa que marca esse adolescente é o não acesso ou o acesso com a qualidade não desejada às políticas públicas fundamentais. É um alarme grave para a sociedade. Isso está gritando para a sociedade que a gente deve agir de forma contínua", garantiu.

O menor suspeito de matar o ciclista Jaime Gold, que tem 16 anos e foi apreendido nesta quinta (21), passou a primeira noite no Degase. O garoto teve a sua primeira anotação criminal aos 12 anos. Desde a primeira anotação, o adolescente teve outras 14 apreensões, sendo cinco com uso de objetos como facas e tesouras. Na noite de terça (19), o ciclista Gold andava de bicicleta no entorno da Lagoa Rodrigo de Freitas, quando foi atacado pelo menor com uma faca.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet