Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Estudantes criam equipamento para transformar neblina em água em SP

Foto: (Foto: Alessandro Borraschi/Arquivo Pessoal)

Estudantes criaram máquina que cria água a partir de neblina

Estudantes criaram máquina que cria água a partir de neblina

Estudantes de Engenharia de Santos, no litoral de São Paulo, produziram um equipamento capaz de transformar neblina em água. Após verem um projeto similar na televisão, os jovens se reuniram e criaram um protótipo, com o objetivo de auxiliar na economia de água durante a crise hídrica que afeta parte do Estado de São Paulo.


O professor Alessandro Borraschi acompanhou parte do desenvolvimento do projeto de seus alunos e acredita que a medida pode funcionar em pequena escala. “A ideia é usar uma tela que tenha a capacidade de resfriamento, para que qualquer tipo de vapor ou água em forma gasosa possa se condensar nela, fazendo com que o líquido escorra e seja captado em algum recipiente”, explica.

O estudante Matheus Roberto Correa conta que, inicialmente, o projeto não seria propício para ser utilizado em algumas cidades da Baixada Santista, mas que pode e deve funcionar bem em municípios mais frios. “O captador de neblina é um meio de conseguir água em regiões desérticas e serranas. As telas juntam a água e o líquido é armazenado em um reservatório, em pequenas quantidades”, ressalta.

O equipamento foi apresentado durante uma atividade na Esamc Santos e é uma proposta para se economizar água no futuro. “Eu não posso afirmar que é viável em grande escala, mas pode colaborar. Seria uma pequena contribuição, mas que somada, poderia ser de grande ajuda”, diz Alessandro.

Além do protótipo, os estudantes também apresentaram outros equipamentos feitos por eles, como um lava-rápido ecológico, um princípio de hidrelétrica e uma pirâmide purificadora de água. “Nossa ideia é estimular os alunos de Engenharia a terem contato com a sustentabilidade, com a questão da água. É fundamental, algo que qualquer especialista em Engenharia deve abordar”, conclui o professor.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet