Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Interligar modais

“Queremos outro VLT, não esse que está aí”, afirma secretário de Cidades; adequações serão feitas em vias

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

“Queremos outro VLT, não esse que está aí”, afirma secretário de Cidades; adequações serão feitas em vias
O titular da Secretaria de Estado de Cidades (Secid), Eduardo Chiletto, disse em entrevista exclusiva ao Olhar Direto que o Governo do Estado quer “outro VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) e não este que está aí”. De acordo com o gestor da pasta, o projeto está desatualizado e não há uma interligação entre o trem e os outros modais de Cuiabá e Várzea Grande. Além disto, Chiletto revelou que adequações serão feitas nas vias dos dois municípios.


Leia mais:
Jornal Nacional volta a expor problemas das obras da Copa e afirma que VLT possui “22 quilômetros de lixo acumulado”; veja
 
“Não queremos este VLT que está aí, cheio de problemas. Queremos outro VLT, que seja integrado com todos os modais. Hoje não sabemos se o tamanho das estações está de acordo com a quantidade de público que irá passar ali. Não temos uma matriz de origem e destino atualizada para 2015. Além disto, precisamos de um estudo para saber como este trem será gerenciado. Precisamos formatar ele para 2016, integrar o novo modal com as cidades, já que ele traz incentivos para a região”, afirmou Chiletto.
 
O governador Pedro Taques (PDT) determinou que a Secid fizesse adequações nas vias dos dois municípios para amenizar os transtornos no trânsito: “O governador determinou que eu faça uma intervenção nos trilhos do VLT. Como a obra está judicializada, solicitamos à justiça uma autorização para fazermos uma adequação viária, urbanística e paisagística. O projeto está pronto, ouvimos os empresários, a sociedade, os dois municípios e agora estamos encaminhando de forma definitiva para as prefeituras. A ideia é Cuiabá e Várzea Grande executarem as obras. Vamos apoiar os municípios, fizemos um orçamento (ficará em torno de R$ 2,7 milhões) e repassaremos os recursos para que eles façam as adequações”.
 
Chiletto reforçou que as melhorias serão feitas em toda a extensão das obras do VLT que receberam obras (do CPA até o Aeroporto): “Em todo este trecho nós teremos adequações, principalmente na parte viária. Os gelos baianos serão tirados do meio da pista para dentro do canteiro. Vamos plantar grama e acertar o piso. Temos que fazer um paisagismo com custo baixo, já que será algo provisório. Além disto, vamos recuperar algumas ruas que estão danificadas em Cuiabá e Várzea Grande. Queremos amenizar o impacto causado pelas obras”.
 
A continuação do VLT ainda é uma incógnita. Porém, a intenção do governador Pedro Taques é de continuar as obras do novo modal. Porém, o Executivo já reiterou diversas vezes que não gastará mais dinheiro público com o projeto. O mais provável é que seja feita uma parceria publico-privada, onde uma empresa assumirá o restante dos trabalhos e poderá explorar o trem durante 20 ou 30 anos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet