Olhar Direto

Terça-feira, 16 de julho de 2024

Notícias | Educação

Por causa do Enem, cursinhos do Paraná têm aulas até aos domingos

Com o novo Enem e a decisão da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Univer­sidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) de utilizar a nota no processo de seleção, cursinhos e colégios particulares do Paraná foram obrigados a modificar não só a forma de abordar os conteúdos mas também seus calendários. Em alguns casos, a estratégia inclui até aula aos domingos.


Como o exame ocorrrerá nos dias 3 e 4 de outubro, pouco mais de um mês antes da primeira fase do vestibular da UFPR – que, historicamente, guia a agenda do vestibulando curitibano –, as instituições terão de an­­tecipar a matéria e ampliar a carga horária no segundo semestre.

As escolas particulares de Curitiba vão adotar estratégias diferentes para conseguir repassar os conteúdos a tempo. Pelo menos quatro (cursos Dom Bosco, Positivo, Decisivo e Expoente) irão cancelar ou adiar a semana do saco cheio, tradicionalmente realizada em setembro na capital paranaense.

No Dom Bosco e no Positivo, o feriado será transferido para depois do Enem. No Expoente a semana de folga em setembro foi mantida apenas para os alunos do semi-extensivo, enquanto o Decisivo preferiu não liberar os estudantes.

O Dom Bosco também optou por reduzir pela metade as férias de julho para os alunos do cursinho e do terceiro ano. “Tiramos só uma semana de férias, mas o aluno terá a garantia de que será dado todo o conteúdo até a véspera do exame”, afirma o diretor, Ari Herculano de Souza. Ele ressalta que o ano letivo não será encerrado com a prova do governo federal, até porque a UFPR usará o Enem somente como 10% da nota e manterá o vestibular tradicional, com duas fases.

“Depois do Enem começaremos um superintensivo preparatório para a Federal, com duração de cinco semanas para a primeira fase e de três semanas para a segunda”, explica. Ele lembra ainda que os alunos do terceirão precisam de pelo menos 200 dias e 800 horas de aula por ano, conforme determina a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). A lei não diz, porém, como as escolas devem distribuir os conteúdos e não as impede de repassar toda a matéria antes do fim do ano letivo.

No Curso Expoente, as férias passaram de três para duas semanas. O Positivo preferiu manter as suas duas semanas de recesso, mas, em contrapartida, os alunos receberão um ma­­terial com aulas extras, que permitirá a antecipação dos estudos. “O aluno poderá escolher o dia e o horário das aulas. Esse material tem duas finalidades: antecipar conteúdos e revisar assuntos já vistos, nos moldes do novo Enem”, diz o diretor das sedes do Curso Positivo, Alceu Gnoatto.

A estratégia do Decisivo inclui aulas aos sábados e domingos. “Antes os alunos tinham revisões aos sábados. Agora estamos dando aulas nos sábados e revisões aos domingos”, afirma o diretor do curso, Brasílio Hrynczyszyn.

A mudança no vestibular da UFPR foi aprovado pelo vestibulandos. "Foi maravilhoso o que a UFPR fez, utilizando o Enem apenas como 10% da nota. A universidade vai fazer um teste para ver como será o exame”, opina o estudante Jhonathan Barcellus, 19 anos.

Ele conta que está lendo livros sobre a questão social da África e sobre etnias no Brasil, temas que serão cobrados na prova de Ciências Humanas do Enem. “Estou estudando bem mais neste ano."

Ano mais curto

Como a UTFPR substituirá o vestibular pelo Enem, os alunos do Cur­­so Apogeu – voltado unicamente à preparação para o concurso – terão au­­las somente até 2 de outubro. Antes da adesão da universidade ao exame, o ano letivo terminava no final de novembro, com o vestibular.

“Tere­mos aulas em alguns domingos. Mas, como houve redução do conteúdo do ensino médio (em matemática, por exemplo, o Enem não cobrará matrizes, determinantes e números complexos), o aluno vai conseguir ver tudo a tempo”, garante o diretor administrativo, João Paulo Rodini.

Semi-extensivo

Os estudantes do semi-extensivo, modalidade mais compacta de preparatório, deverão sentir ainda mais a antecipação. Eles terão menos de três meses para estudar todos os conteúdos cobrados no Enem – até o ano passado tinham quatro meses de aula até os vestibulares da UFPR e da UTFPR. No Positivo e no Dom Bosco, o início das aulas do semi foi adiantado em uma semana. “O semi tradicionalmente já é corrido, imagine antecipando a prova. É pouco tempo para rever todo o conteúdo”, afirma o diretor, Alceu Gnoatto.

A vestibulanda Vanessa Rosa, 19 anos, começou o semi-extensivo no dia 20 de julho e sabe que terá menos tempo de preparação. “Eu já avisei o meu namorado que vou me internar nas apostilas e nos livros porque desta vez eu tenho que passar”, afirma ela, que prestará vestibular para artes visuais na UFPR e na Faculdade de Artes do Paraná (FAP). Apesar da correria, ela aprova a adesão da Federal ao Enem. “Eu acho bom porque o exame vai mostrar outro tipo de conhecimento do aluno, com menos decoreba”, diz.

Ajuda extra

Para auxiliar os estudantes na preparação para o novo Enem, o Inteligência Educacional e Sistemas de Ensino (Iesde) elaborou um curso que permite ao aluno estudar individualmente quando, como e onde preferir. É possível adquirir apostilas e DVDs com videoaulas direcionadas para cada uma das quatro áreas do conhecimento que serão cobradas no exame: linguagens e códigos; matemá­tica; Ciências da Natureza; e Ciências Humanas.

O material pode ser adquirido parcial ou integralmente, cabendo ao aluno definir se deseja estudar todas as áreas ou apenas algumas. Outra opção é estudar em um dos polos do sistema de ensino (em Curitiba há 12).

Durante um período de nove semanas, o aluno pode assistir a cem videoaulas e acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para tirar dúvidas com professores. As inscrições para as aulas semipresenciais devem ser feitas até 31 de julho pelo site www.arrasenoenem.com.br. No mesmo endereço é possível adquirir os materiais para o estudo individual.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet