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Terça-feira, 30 de abril de 2024

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Comodidade

Modelo é o primeiro da marca a trazer câmbio automatizado.

Foto: Reprodução

Modelo é o primeiro da marca a trazer câmbio automatizado.
Desta vez a Volkswagen, pioneira no carro flex e na tecnologia que dispensa o reservatório de gasolina nos modelos bicombustiveis, não foi a primeira. Nem a segunda. A montadora é a terceira no Brasil, atrás da GM e Fiat, a trazer o sistema de câmbio automatizado. Demorou, mas valeu a pena esperar.


O modelo que inaugura no país a tecnologia, batizada de ASG, é o Polo I-Motion (Intelligent Motion, em português, Mobilidade Inteligente) nas versões de entrada e hatch Sportline e sedan Comfortline, equipadas com motor 1.6 flex de 104 cavalos (com álcool). O G1 testou a novidade na versão hatch Sportline que parte de R$ 50.465, R$ 2.605 a mais que o modelo equipado com câmbio manual. Mas segundo a montadora o preço do câmbio automatizado é de R$ 2.450.

O sistema automatizado da Volkswagen foi desenvolvido pela Magneti Marelli Power Train, a mesma fabricante do câmbio Dualogic, da Fiat. Mas ao volante eles são bem diferentes. Isso porque a tecnologia da Volks passou também pelas mãos dos engenheiros da marca na Alemenha e no Brasil que reduziram as relações da segunda, terceira e quarta marcha. Na prática, isso significa trocas em rotações menores o que minimiza os trancos, o calcanhar de aquiles dos sistemas automatizados.

Rodando as diferenças do ASC para o Easytronic (GM) e o Dualogic são bastante perceptíveis. Em acelerações o motorista sente a troca, mas o pescoço não chega a sair do encosto do banco. Na reduzida de marcha o “pulo” é ainda mais sutil. Claro que no para e anda da cidade, com tráfego intenso e obstáculos como lombada, a viagem fica menos confortável já que a mudança é muito mais constante. Neste caso, o indicado é deixar no modo “D”, assim o motorista só tem o trabalho de acelerar e frear.

Na estrada, o modo manual, “M”, é a melhor pedida, principalmente em ultrapassagens e retomadas de velocidade. Para os mais esportivos, a opção “S” oferece trocas de marchas em rotações mais elevadas. Completa a diversão o comando tipo borboleta atrás do volante, acessório que tem preço sugerido de R$ 470, mas é oferecido somente em um pacote que inclui volante multifuncional e rádio MP3 Player e acrescenta ao valor final R$ 1.270. Para comparar, as borboletas da Fiat custam em média R$ 800 e também estão inseridas em um pacote que traz volante revestido em couro com comandos de rádio, airbag duplo e ABS por R$ 3.678.

Outra vantagem do ASG é ser menos chato. Caso o motorista queira sair com o carro e a alavanca do câmbio não estiver posicionada em “N”, uma mensagem aparece no centro do quadro de instrumentos acompanhada de um alerta sonoro bem mais discreto do que o concorrente. No modo manual, se o condutor quiser fazer uma mudança muito brusca, da quinta para a segunda marcha, por exemplo, o sistema simplismente ignora a ação até que o motorista perceba e “aceite” pular apenas uma ou duas marchas por vez, dependendo da velocidade.

Segundo a Volkswagen o sistema automatizado somou 8 kg ao peso total do hatch, mas a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 11,3 segundos, apenas 0.1 segundo atrás da versão manual. É possível também consumir menos combustível. De acordo com a Magneti Marelli pode-se economizar de 5% a 10% do gasto quando comparado a um câmbio automático de quatro velocidades. Durante o teste de 80 km, por estradas, trechos de serra e perímetros urbanos, a média registrada foi de 7 km/l de álcool.

Por R$ 50.465, o Polo hatch Sportline sai de fábrica com ar-condicionado, computador de bordo, direção hidráulica, espelhos retrovisores externos com comandos internos, farois de neblina, sensores de estacionamento, rodas de liga leve 15 polegadas, molduras cromadas no interior, pedaleira esportiva em alumínio, abertura interna da tampa do porta-malas e do tanque de combustível. Por causa do câmbio automatizado, o modelo não tem concorrentes diretos. O hatch Stilo e o sedã Linea, equipados com o câmbio Dualogic, são de categorias acima do Polo, em ambas as versões.

O Polo I-Motion é o nono de 16 lançamentos anunciados pela Volkswagen até o final de 2009. Até lá é bastante provável que o ASG chegue também a, pelo menos, mais um modelo da marca. A grande pergunta é qual será a estratégia da Volks para atacar a Fiat que acaba de disponibilizar o sistema Dualogic no Palio, hoje o modelo com câmbio automatizado mais em conta do país.
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