Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Saúde garante próteses a jovem que teve mãos decepadas pelo ex

Foto: (Foto: Diego Vara/Agência RBS)

Gisele ganhará próteses do governo, diz secretário

Gisele ganhará próteses do governo, diz secretário

Gisele Santos, que teve as mãos, o pé esquerdo e parte do direito decepados pelo ex-companheiro em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, receberá próteses do governo. A garantia é do secretário estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis, que participou de uma audiência na terça-feira (25) com a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Fabiane Dutra Oliveira. Ela pediu atenção especial ao caso. A jovem de 22 anos sofreu a agressão no começo de agosto.


Gabbardo informou após a audiência que a paciente também foi encaminhada a um serviço de reabilitação, onde foi agendado atendimento por uma equipe multidisciplinar, formada por psicólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional e fisiatra.

Gisele também conta com o apoio da Prefeitura de Sapucaia do Sul, município vizinho a São Leopoldo, no Vale do Sinos, que lhe oferece transporte para deslocamento. De acordo com a presidente do Conselho, o governo cumpre a lei prestando atendimento indicado, por se tratar de uma violência contra a mulher e ser entendido como uma questão de saúde pública.

A família vem contando, ainda, com o apoio de amigos. Uma campanha foi lançada para ajudar Gisele. Segundo pesquisas dos familiares, cada prótese para as mãos custaria cerca de R$ 24 mil, um valor muito alto. Uma página no Facebook reúne informações sobre o caso e lista os caminhos para ajudar Gisele.

O crime

Gisele conta que ela e o ex tiveram uma discussão pela manhã no dia 2 de agosto, o que viria a causar a tragédia horas depois. Decidida a se separar, ela anunciou para o companheiro: "Ou você sai de casa, ou saio eu". "Aí, ele começou a chorar e pedir perdão", relata.

Sem aceitar a decisão da companheira, Élton Jones, 25 anos, trancou a porta e colocou a chave dentro do bolso. Gisele lembra que, quando tentou ligar para a mãe pela primeira vez para pedir socorro, teve o celular arrancado das mãos pelo marido. Ela tentou afastá-lo com um chute. Foi quando o homem pegou um facão em cima do armário para agredi-la.

O homem se apresentou a uma delegacia na mesma data do crime. Ele está no Presídio Central de Porto Alegre. "O meu perdão ele tem. Depois, ele que se acerte com Deus. Só quero que fique longe de mim e da minha família", completa Gisele.

O Ministério Público denunciou Élton por tentativa de homicídio quadruplamente qualificado (motivo torpe, meio cruel, recurso que impossibilitou a defesa da vítima e emprego de violência doméstica e familiar).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet