Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Política BR

Dilma diz que Orçamento com déficit mostra 'claramente' que há problema

A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta quarta-feira (2), em uma entrevista coletiva no Palácio do Planalto, que o Orçamento enviado ao Congresso Nacional com previsão de déficit demonstra que o governo nacional está sendo "transparente" e revela "claramente" que há um problema".


Nesta segunda-feira (31), o governo entregou ao Legislativo, pela primeira vez, um projeto de Orçamento prevendo gastos maiores que as receitas. A estimativa de déficit para 2016 é de R$ 30,5 bilhões, o que representa 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB).

"Estamos sendo transparentes e mostrando claramente que há um problema", disse a presidente a jornalistas ao final da cerimônia que recepcionou os 56 vencedores da WorldSkills, um torneio mundial de educação profissional.

A peça orçamentária com déficit gerou impasse no parlamento. Na tarde desta terça, líderes da oposição chegaram a pedir, formalmente, que o presidente do Senado, Renan Calheiros(PMDB-AL), devolva ao Executivo o Orçamento do ano que vem. Os oposicionista alegaram que cabe ao governo federal propor uma peça orçamentária com equilíbrio entre receitas e despesas, e não ao Legislativo.

Apesar dos apelos dos oposicionistas, Renan descartou devolver o projeto a Dilma. Segundo o peemedebista, é "papel do Congresso" melhorar o texto e cabe ao governo federal "sugerir caminhos para a solução do déficit".

Worldskills
Em meio à cerimônia, a presidente da República também afirmou que "cada centavo que o governo federal investiu no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) "vale a pena" e dá imenso retorno ao Brasil.

A presidente recepcionou, na sede do Executivo federal, a delegação brasileira que participou da edição 2015 da WorldSkills.

Foram convidados para o evento os 56 competidores que representaram o Brasil na competição, que neste ano ocorreu em São Paulo, entre os dias 11 e 16 de agosto. O Brasil conquistou 27 medalhas, sendo 11 de ouro. Dos mais de 60 países participantes, o grupo brasileiro ficou em primeiro lugar, seguido pela Coreia do Sul, França e Japão.

Participam da competição jovens de até 22 anos, que realizam provas que simulam desafios de profissões técnicas da indústria e do setor de serviços, como design gráfico, manutenção industrial, confeitaria, cabeleireiro, mecânica automotiva.

"Quero dizer para vocês que, cada centavo que o governo federal investiu no Pronatec, vale a pena e dá imenso retorno ao nosso país. Estamos construindo hoje o futuro do Brasil", declarou a presidente aos competidores da WorldSkills.

Também participaram do evento os ministros Aloizio Mercadante (Casa Civil), Renato Janine Ribeiro (Educação) e Armando Monteiro (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), além do presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet