Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Política BR

Os cinco destaques da política brasileira na semana

A semana começou atribulada em Brasília, quando na segunda-feira (29), o governo brasileiro divulgou em nota informando que o ex-Procurador Geral da Justiça do Estado da Bahia, Wellington César Lima e Silva, era o novo ministro da Justiça. Welligton entra no lugar de José Eduardo Cardozo, apontado como um dos principais conselheiros da Presidente Dilma Rousseff.


Na terça-feira (1), a maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votou pela abertura de ação penal contra o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), entendendo que há indícios de que Cunha recebeu US$ 5 milhões de propina por um contrato de navios-sondas da Petrobras.

A decisão foi aprovada por unanimidade na quinta-feira (3), tornando Cunha o primeiro parlamentar em exercício do mandato a se tornar réu a partir das investigações da Operação Lava Jato.

Na quarta-feira (2), em uma reportagem da Isto É, trechos de uma suposta delação premiada do senador Delcídio Amaral foram publicados, causando tremor na presidência.

De acordo com a revista IstoÉ, Delcídio teria dito em delação premiada que a presidente Dilma tentou atuar ao menos três vezes para interferir na Operação Lava Jato por meio do Judiciário. Além de ter citado também o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e detalhado os bastidores da compra da refinaria de Pasadena pela Petrobras.

A presidente Dilma repudiu o vazamentos de documentos "apócrifos, seletivos e ilegais"; e destacou que todas as ações do seu governo "têm se pautado pelo compromisso com o fortalecimento das instituições de Estado".

Por último, nesta sexta-feira (4), a Polícia Federal realizou a 24ª fase da Operação Lava Jato no prédio do ex-presidente Lula e de seu filho Fábio Luíz Lula da Silva, o Lulinha, em São Bernardo (SP).

Batizada de Aletheia, a operação investiga se empreiteiras e o pecuarista José Carlos Bumlai favoreceram Lula por meio do sítio em Atibaia e o tríplex no Guarujá. No total, cerca de 200 agentes da PF e 30 auditores da Receita Federal cumprem 44 mandados judiciais.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet