Olhar Direto

Quarta-feira, 08 de julho de 2020

Notícias / Ciência & Saúde

Estudo diz que filho pode reconhecer voz da mãe em menos de um segundo

Catracalivre

20 Mai 2016 - 17:15

As crianças podem reconhecer vozes de suas mães em menos de um segundo. Este dado foi revelado por um recente estudo realizado na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, que analisou a atividade cerebral de 24 crianças –entre 7 e 12 anos – enquanto elas ouviam gravações de várias vozes femininas dizendo palavras sem sentido. Algumas das palavras foram ditas pela mães das crianças e as outras por outras mulheres.

Na pesquisa, as crianças tiveram 97% de acerto em reconhecer as vozes de suas mães, mesmo que as tenham ouvido por menos de um segundo. Segundo o estudo, a voz da mãe estimula muito mais partes do cérebro do que as que normalmente são ativadas com estímulos auditivos, como por exemplo, a área associada com a informação de processamento emocional.

Já é de conhecimento que os filhos prestam mais atenção às vozes de suas mães do que a de outros sons, e que vozes maternas desempenham um papel importante no desenvolvimento cerebral, social e emocional das crianças. Porém, Daniel Abrams, investigador no Departamento de Psiquiatria na Universidade de Stanford e autor do estudo, diz que a intenção era entender como o cérebro se organiza em torno de uma fonte sonora biologicamente relevante como a mãe.

A pesquisa, que foi publicada na revista Proceedings of the National Academy of the Sciences, ainda revelou que as crianças cujos cérebros mostram mais conexões ao ouvir a voz da mãe são mais sociáveis que as outras. "É uma espécie de uma impressão digital para uma maior função social”, diz Abrams.

De acordo com o estudo, as crianças também foram capazes de visualizar mentalmente o rosto de suas mães ao ouvirem suas vozes, apesar de ficarem o tempo todo olhando para uma tela preta.

O post Estudo diz que filho pode reconhecer voz da mãe em menos de um segundoapareceu primeiro em Catraquinha.
Sitevip Internet