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Sexta-feira, 26 de abril de 2024

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Celular vira atalho para tomar empréstimo pela internet, mas contratação requer cuidados com taxas abusivas

As novas tecnologias bancárias praticamente tiraram o cliente das agências e aceleraram operações simples, como pagamento de contas e contratação de linhas de crédito. Entre os brasileiros que contratam empréstimo online, a maioria ainda usa o computador, mas os smartphones já representam 40% dos acordos firmados pela internet.


Uma pesquisa da plataforma de crédito online Simplic com 2,7 milhões de pessoas de 1.106 cidades brasileiras que pediram dinheiro emprestado pela internet indicou que 57% usam o desktop, 40% contratam os celulares e 3% lançam mão do tablet para pedir crédito (veja abaixo o quadro completo com o perfil do tomador de crédito online).

O diretor-executivo do Simplic, Rafael Pereira, explica que o Brasil vive “um momento de mudança do perfil de comportamento do usuário de smartphones brasileiro, que está cada vez mais engajado e familiarizado com o meio digital”. No entanto, alerta que os empréstimos, quaisquer que seja, devem ser usados com parcimônia.

— Independentemente do meio de acesso, apenas emprestamos dinheiro para consumidores que entendemos que poderão pagar. [...] O ideal é que ele sempre gaste menos do que ganha, mas sabemos que há momentos em que surgem emergências financeiras. Nestes casos, o empréstimo é uma solução, mas que não deve ser recorrente. Um dica valiosa para o consumidor se organizar é elaborar um orçamento detalhado, especificando a quantidade de dinheiro que ele ganha e onde este dinheiro é gasto para que ele entenda onde pode cortar ou diminuir quando precisar.

O diretor de produtos para pessoa física do Itaú-Unibanco, Flávio Iglesias, diz que a instituição procura deixar “o processo bastante transparente, sempre alinhado com a regulamentação”. A ideia é esmiuçar todas as condições para a contratação do empréstimo ao cliente que acessa o banco pelo aplicativo, para evitar endividamento e um calote no futuro.

— Quando o cliente tenta contratar um empréstimo pelo aplicativo, ele vai passar por todas as etapas de qual é o valor, qual é o prazo, qual dia quer pagar. Informamos também qual será a taxa e o custo efetivo total. Tem uma preocupação muito grande com a transparência e evitar que a pessoa contrate sem querer.

O executivo diz que a contratação por meio dos aplicativos “vem evoluindo”, mas que ainda não supera a dos caixas eletrônicos, por exemplo. O banco não informa qual percentual de contratos de crédito realizado por meio de internet banking e aplicativo.

A pesquisa da plataforma online diz ainda que 34% dos contratantes são do Estado de São Paulo e 33%, do Rio de Janeiro. A maioria tem carteira assinada (35%), mas os empregados informais e sem renda fica vêm na sequência (32%) — o que amplia o risco de inadimplência. O levantamento mostrou ainda que 45% dos contratantes não possui patrimônio.

Tecnologia a favor, mas requer cuidados

A tecnologia joga a favor do usuário de serviços bancários, mas o cliente precisa se atentar a cuidados básicos antes de contratar um empréstimo pessoalmente ou online, por meio de plataformas online ou do internet banking, adverte o diretor-executivo da Anefac (Associação Nacional de Executivos de Finanças) Miguel Ribeiro de Oliveira.

O economista afirma que “o problema é que, muitas vezes, as pessoas não estão preparadas para contrair um financiamento”. Por isso, cabe ao tomador do dinheiro emprestado pesquisar taxas e se precaver para não criar uma dívida desnecessária e, eventualmente, dar calote.

— O tomador tem que comparar taxas de juros, avaliar se é realmente necessário pegar dinheiro emprestado. Quem vai tomar crédito tem que saber se vai conseguir pagar e se a taxa de juros é boa, tem que comparar.

Diante das precauções de praxe necessárias antes de pegar dinheiro emprestado, Oliveira vê com bons olhos a liberação de crédito pela internet, ao alcance das mãos.

— A facilidade está aí para que você use, e os bancos que não tiverem tecnologia para liberar crédito online ficarão para atrás. Agora, não é por conta de pessoas que tomam crédito errado que podemos condenar o processo de empréstimo online. É importante lembrar que a liberação de crédito online segue todo um critério. Não é um crédito fácil.

 
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