Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Brasil

Estudo mostra que transporte público terá prova de fogo nos Jogos

RIO - A combinação da semifinal de futebol feminino, no Maracanã, com as provas de atletismo, no Engenhão, tornou 16 de agosto o dia do calendário olímpico mais temido para o transporte público do Rio. Pelas contas da prefeitura, serão 426.752 espectadores e funcionários das arenas se deslocando para os locais de competição por metrô, trens e ônibus. Para os dias 12 — quando haverá finais de natação no Estádio Aquático, na Barra —, e 17 de agosto, com atletismo e semifinal de futebol masculino, são esperadas mais de 400 mil pessoas usando transporte público.


— Tradicionalmente nos Jogos Olímpicos, a primeira semana começa com natação. Na segunda, é que iniciam as disputas de atletismo. Será muita gente se deslocando para o Engenhão e também para as semifinais do Maracanã. Para não coincidir com o rush normal da cidade, as partidas de futebol foram antecipadas, de 16h para 13h — explica Joaquim Dinis, diretor de Operações da CET-Rio.

Nos dias 16 e 17, o público que seguirá para as arenas da região olímpica do Maracanã (que inclui Engenhão e Sambódromo) chega a ser semelhante ao que irá para a área da Barra, onde estão o Parque Olímpico (local em que serão disputadas 16 das 42 modalidades esportivas), o campo de golfe (Avenida das Américas), o Riocentro (badminton, tênis de mesa e levantamento de peso) e o Pontal (ciclismo de estrada e marcha atlética). As áreas de Deodoro e Copacabana/Lagoa receberão um público menor.

Pelo menos por enquanto, nesses três dias em que o transporte público passará por uma prova de fogo, a prefeitura não pretende implantar novos feriados. Até agora, a cidade terá três, embora o prefeito Eduardo Paes não descarte decretar outros. Na verdade, serão feriados parciais, em que o comércio funcionará normalmente, até mesmo para atender os turistas que estarão na cidade.

Além da data da abertura da Olimpíada (5 de agosto, sexta-feira), em que todas as delegações se deslocarão para o Estádio do Maracanã, será feriado em 18 de agosto, uma quinta-feira, quando haverá restrições para a circulação por causa da competição de triatlo em Copacabana e Lagoa. Há previsão de fechamento da Rua Gastão Bahiana e do Corte do Cantagalo, por duas horas, com interrupção de 42 linhas de ônibus. A prefeitura decidiu ainda que será feriado em 22 de agosto, um dia após os Jogos, por causa do fluxo de pessoas que deixará a cidade. A estimativa é que cem mil embarquem só no Aeroporto Internacional Tom Jobim.

— Esses são os dias que prevemos os maiores transtornos na circulação do trânsito — explica Joaquim Dinis.

GRUPO DE ELITE DA GUARDA PARA CONTINGÊNCIAS

Para cuidar da rotina do trânsito e do controle urbano, durante os Jogos estarão nas ruas — no entorno das instalações olímpicas, em eventos não esportivos, em pontos turísticos e nos principais corredores — 7.200 guardas municipais. Mas a contingência, tanto na circulação viária como em qualquer problema grave ligado à mobilidade, ficará a cargo de um grupo novo, de 300 agentes, que vão se formar no próximo dia 8. Serão 150 por dia, que ficarão aquartelados em duas unidades da Guarda, na Barra e em São Cristóvão.

Do Centro de Operações da prefeitura, na Cidade Nova, sairá a ordem para o grupo agir. Eles usarão motos e vans, e estarão munidos de megafones, rádios e equipamentos para primeiros socorros.

Selecionados em abril, os agentes passaram por curso e treinamentos práticos. Da grade curricular, constava controle de multidão, trânsito, informações turísticas, isolamento de local de incidentes, atendimento de emergência ao cidadão, direitos humanos e idiomas. Para comandá-los, haverá inspetores e subinspetores.

— Vamos imaginar que a estação Maracanã do metrô precise ser evacuada. Eles poderão ser acionados para organizar e direcionar o público para as estações mais próximas. Também se houver uma emergência pré-hospitalar básica, o grupo está preparado para agir — exemplifica Leandro Matieli, secretário municipal de Ordem Pública.

O grupo especial da Guarda Municipal começará a trabalhar dia 24 de julho.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet