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Terça-feira, 30 de abril de 2024

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BMW X6 abre mão da versatilidade para valorizar desempenho e exclusividade

No lugar de um banco traseiro generoso para três passageiros, dois assentos largos e um console enorme no meio. Teto rebaixado atrás, acessos meio apertados e um design incomum e extremamente bruto, repleto de nervuras pela carroceria de porte agigantado. Na essência, o X6 é um utilitário esportivo. Mas a BMW perverteu a proposta mais familiar do SUV de oferecer versatilidade e espaço interno amplo. No crossover médio-grande de luxo, somente a estrutura em monobloco compartilhada com o X5, mantém as características típicas de um "sport-utility" tradicional. O X6, na verdade, tem no desempenho esportivo, no visual original e na exclusividade seus principais atributos. Os números de vendas no Brasil comprovam essa linha de atuação. Em 2009, foram 139 unidades, média mensal de 23.


O volume parece pequeno. Mas, no Brasil, o segmento de utilitários esportivos médio-grandes de luxo é mesmo para poucos. E o X6 tem uma participação mediana. Importado dos Estados Unidos desde o fim do ano passado, ele é produzido em Spartanburg, na Carolina do Sul, e é atualmente o quinto modelo mais emplacado nesse segmento, atrás do líder Land Rover Range Rover Sport - médias mensais são de 57 unidades -, seguido por Porsche Cayenne, Mercedes-Benz Classe ML e BMW X5 - 24 unidades/mês. Evidentemente, o baixo volume de vendas no nicho é justificado pelos preços. A BMW pede R$ 325 mil pela versão mais simples do X6, a xDrive 35i. E mesmo na versão "de entrada", tudo no crossover impressiona. Desde o padrão de acabamento ao moderno e brutal motor 3.0 biturbo de 306 cv.

São seis cilindros em linha, com bloco e cabeçote em alumínio, duplo comando variável na admissão e no escape das 24 válvulas e injeção direta de combustível. Este propulsor a gasolina despeja um torque de 40,8 kgfm, disponíveis por inteiro desde os 1.300 até os 4 mil giros. O gerenciamento é feito pelo câmbio automático sequencial de seis marchas Steptronic, que oferece trocas manuais por meio de paddle-shifts atrás do volante. Em conjunto com o trem de força, atua o sistema de tração integral xDrive. O recurso eletrônico distribui a força produzida pelo motor entre os eixos dianteiro e traseiro, alternando sua proporção de acordo com a necessidade. Com um detalhe: o condutor pode visualizar essa distribuição de torque. Um gráfico na pequena tela do computador de bordo sinaliza a força liberada para cada uma das rodas.

Eletrônica embarcada, aliás, sobra no estiloso crossover da BMW. O sistema de entretenimento iDrive é um dos destaques. O dispositivo permite ao condutor e passageiro operar diversos sistemas e conferir dados técnicos do veículo. É possível, por exemplo, ajustar a intensidade e a distribuição do ar-condicionado de duas zonas, com indicações por gráficos. As informações são exibidas em uma tela no alto do console central e o sistema é controlado por um botão giratório, à direita da alavanca do câmbio. O iDrive ainda reproduz imagens recebidas do sintonizador de tevê e da câmara traseira de auxílio à manobras.

No interior do X6, algumas soluções chamam a atenção. O porta-luvas, por exemplo, tem a tampa bipartida e guarda a disqueteira para seis CDs do sistema de som, que reúne rádio/CD/DVD com leitor MP3, entrada auxiliar e conexão Bluetooth. Nas laterais dos bancos dianteiros, botões para ajuste elétrico e duas memórias no assento do motorista que combinam com volante e os retrovisores. Já o freio de estacionamento tem acionamento elétrico, feito por um botão à frente da alavanca do câmbio. O pacote generoso ainda traz revestimento em couro, rodas aro 19, teto solar, tapetes em veludo, faróis bixênon direcionais e "previsíveis" controles de estabilidade e de tração, ABS e oito airbags.

É o design incomum, porém, que faz do BMW X6 um modelo único. A dianteira imponente é marcada por vincos no capô que vão ao encontro da tradicional grade bipartida da marca alemã, envolvida por filetes cromados. Ainda na frente, duas enormes tomadas de ar nas extremidades laterais do para-choques reforçam o cartáter esportivo, com os faróis de neblina fixados no interior. Mas o ponto alto do desenho do crossover está nas laterais, com para-lamas bojudos, linha de cintura ascendente marcada por um vinco bastante pronunciado e o caimento acentuado do teto na traseira - exatamente como nos cupês. A traseira elevada traz as lanternas na parte superior, com o clássico formato em "L" dos BMW. O para-choques alto completa o visual agressivo, com uma larga saída de ar central e escapes cromados nas pontas. Um visual de chamar muita atenção nas ruas. Um verdadeiro abuso de exclusividade.

IMPRESSÕES AO DIRIGIR
Um BMW normalmente impressiona pelo requinte do acabamento e, sobretudo, pela potência despejada nas rodas pelo motor. Com o X6 acontece exatamente o mesmo, só que com algumas substanciais particularidades. A começar pelo design singular, que chama bastante atenção nas ruas, mas interfere de forma determinante no convívio a bordo. Ao contrário do que sugerem as dimensões enormes do crossover, o espaço interno é restrito. O teto com caimento acentuado atrás, inspirado nos cupês, deixa os acessos ao interior e o próprio espaço interno limitados. Por outro lado, o X6 é luxuoso. Há múltiplas regulagens elétricas nos bancos dianteiros e no volante, além de uma profusão de botões no painel.

Uma vez "configurado", hora de pôr o crossover à prova. E as reações são imediatas. O motor 3.0 litros biturbo de seis cilindros em linha produz arrancadas e retomadas bastante fortes. Basta colocar a alavanca do câmbio no modo automático e, ao menor toque no pedal do acelerador, o corpo do motorista é jogado para trás. O agressivo torque de 40,8 kgfm é despejado por inteiro nas quatro rodas logo aos 1.300 giros, produzindo acelerações violentas. A arrancada de zero a 100 km/h é cumprida em 7,1 segundos e o tempo só não é menor porque o X6 tem pesados 2.145 kg em ordem de marcha.

Nas retomadas, porém, é possível extrair o máximo de esportividade que os 306 cv de potência do motor proporcionam. Com o torque liberado integralmente até os 4 mil giros, a recuperação de fôlego conta sempre com o propulsor cheio, com força máxima disponível. A retomada de 60 km/h a 100 km/h com o câmbio em Drive comprova o comportamento feroz: são necessários apenas 3,9 segundos. O desempenho é fruto do bom entrosamento do motor 3.0 com a transmissão automática de seis velocidades. As trocas são suaves e precisas, sem buracos ou trancos.

Na parte dinâmica, o X6 exibe um comportamento bastante neutro, mesmo com seus 1,69 metro de altura e o porte de utilitário. Nas curvas fechadas, a carroceria alta poderia ser um problema, mas a elevada rigidez torcional mantém o equilíbrio e não faz qualquer menção de que pode desgrudar uma das rodas. Nas frenagens, mesmo nas mais intensas, prevalece a estabilidade plena e a dianteira mantém-se íntegra, sem embicar. Já nas retas, a postura do veículo no asfalto transmite total segurança, com comunicação precisa entre as rodas e o volante de ótima empunhadura. A direção mais rígida reforça a percepção.

O X6 conta também com o sistema de tração integral xDrive, que distribui a energia do motor nas quatro rodas. É possível acompanhar a distribuição da força em tempo real pela pequena tela do computador de bordo, entre os relógios do velocímetro e do conta-giros no quadro de instrumentos. Com os outros diversos recursos eletrônicos de segurança, como controle de estabilidade e ABS, a sensação é de se ter o veículos nas mãos mesmo em velocidades muito elevadas, acima de 200 km/h.

O BMW X6 oferece ainda um nível elevado de conforto e entretenimento. Se o espaço para cabeças não é dos mais generosos, os bancos largos e macios cobertos em couro acomodam bem motorista e passageiros, com apoios laterais pronunciados que parecem encaixar o tronco. Outro destaque é o módulo iDrive, que tem sintonizador de tevê e reune funções do ar digital de duas zonas, do computador de bordo e do sistema de som de alta definição. Um conjunto minuciosamente pensado para oferecer status. Como qualquer BMW que se preze.
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