Olhar Direto

Sábado, 04 de maio de 2024

Notícias | Carros & Motos

dúvida?

Saiba o que fazer quando o carro começa a pegar fogo

Você sabe o que fazer se o seu carro começar a pegar fogo? Deve-se usar o extintor de incêndio para apagar as chamas ou se afastar do local?

Você sabe o que fazer se o seu carro começar a pegar fogo? Deve-se usar o extintor de incêndio para apagar as chamas ou se afastar do local? No extintor de incêndio instalado no veículo vêm escritos o prazo de validade e as dicas sobre como usar.


Na hora de conter um princípio de incêndio, o bombeiro Tenente Medeiros ensina que o motorista deve abrir o capô só um pouquinho e assim aplicar o extintor. O capô não deve ser totalmente aberto.

"Quando abre, o oxigênio entra de uma vez e você toma uma labareda de fogo no rosto”, explica o bombeiro. As recomendações são para princípio de incêndio. Quando o fogo já se espalhou, o certo é se afastar e chamar o bombeiro.

O extintor geralmente fica embaixo do banco do motorista. Não é difícil retirá-lo. Além da validade, o motorista precisa estar atento a outros detalhes. O extintor, por exemplo, não está guardado de acordo com a recomendação dos bombeiros.

"O plástico atrapalha o motorista. Não deve guardar com o plástico. O extintor tem que ficar sem a embalagem", diz o bombeiro.

Manutenção previne incêndios

Este ano, no Espírito Santo mais de 100 carros pegaram fogo. Em poucos minutos o veículo fica destruído. Em junho o incêndio começou em um carro estacionado na garagem de um prédio em Vitória. Outros carros também foram atingidos e foi preciso evacuar o prédio.

O engenheiro mecânico Marcos Alvany Vago diz que a maioria dos incêndios é provocada por falta de manutenção. Segundo ele, muitos motoristas não fazem a revisão dentro do prazo determinado pelo fabricante. A consequência pode ser um desgaste em cabos e mangueiras do motor, o que provoca vazamentos. Aí a chance de incêndio é grande.

"Todo óleo que nós temos é inflamável: óleo de lubrificação, combustível, óleo da caixa hidráulica, óleo do fluido, todos são inflamáveis", destaca o engenheiro mecânico Marcos Alvany Vago.

O engenheiro também chama a atenção para as instalações elétricas: "Uma instalação de som, por exemplo, é um caso típico. Você isola um fio mal lá em baixo. É um ponto de contato para um curto circuito, por exemplo, começa um fogo no painel e aquele material é tão inflamável que atinge proporções desgovernadas".
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet