Olhar Direto

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Política MT

Victório anuncia na Câmara ações de Maggi contra gripe A

O deputado Victório Galli (PMDB-MT) anunciou no plenário da Câmara, na última sexta-feira, as ações do governo de Mato Grosso com o objetivo de evitar a propagação da gripe A (H1N1) no Estado.


Disse o deputado que, por meio da Vigilância em Saúde, Mato Grosso iniciou capacitações envolvendo escritórios regionais de Saúde, classe médica da rede pública e privada, com envolvimento do Sindicato dos Médicos, Conselho Regional de Medicina, bem como dos dirigentes dos planos de saúde existentes no estado.

Conforme Victório, as recomendações do governo são que os hospitais criem núcleos de vigilância epidemiológica e elejam um grupo para interagir com a Vigilância Epidemiológica dos municípios de Cuiabá e Várzea Grande e da Secretaria de Estado de Saúde na troca de informações e na adoção de procedimentos.

Em Mato Grosso, de acordo com as informações do governo do Estado, até a última semana já haviam sido notificados 88 casos e somente 15 foram confirmados.

“O Ministério está traçando diretrizes para a prevenção e tratamento da doença e a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso adota as recomendações de realizar o monitoramento apenas dos óbitos e casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave, seguindo as orientações da Organização Mundial de Saúde”, afirmou Victório.

No entendimento do parlamentar, as ações desenvolvidas em conjunto com todos os estados ajudarão a controlar tanto a gripe A como a comum. “Isso irá beneficiar a população do Brasil, que sofre há muitos anos também com doenças consequentes das gripes comuns”.

A participação do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, em audiência pública na Câmara, semana passada, avalia o deputado Victório, foi de extrema importância para a discussão sobre a nova gripe, H1N1.

O deputado acredita que, em breve, o Brasil terá capacidade para imunizar boa parte da população, o que reduzirá significativamente a proliferação da doença. Os primeiros lotes da matéria-prima da vacina contra a gripe já chegaram ao país e a produção deve começar em outubro.

O presidente da Fundação Butantan, Isaias Raw, responsável pela produção, esteve na audiência realizada na Câmara e disse que o processo de elaboração da vacina para gripe comum é o mesmo, será apenas preciso adaptá-lo ao novo vírus. O Ministério da Saúde também está negociando a importação de 17 milhões de doses.

Dados do Ministério da Saúde demonstram que o número de mortes provocadas pela gripe A no país chega a 192. A doença já representa 77% do total dos casos de gripe no Brasil.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet