Olhar Direto

Quarta-feira, 08 de maio de 2024

Notícias | Agronegócios

não é novidade

Arroba não é culpada pelo preço do bife

A informação de que a arroba não é a culpada pelos altos preços da carne vendida nas gôndolas e açougues não é nova. “O consumidor geralmente enxerga no bife de cada dia o boi no pasto e culpa os produtores pelos preços que pagam para ter essa iguaria na mesa.

A informação de que a arroba não é a culpada pelos altos preços da carne vendida nas gôndolas e açougues não é nova. “O consumidor geralmente enxerga no bife de cada dia o boi no pasto e culpa os produtores pelos preços que pagam para ter essa iguaria na mesa. Mas, levantamentos econômicos demonstram que a verdade é bem outra”, disse o diretor da Acrimat, Maurício Campiolo. Segundo pesquisa realizada pelo Imea - Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária as variações percentuais do preço da arroba (boi gordo) e da carne no atacado (indústrias frigoríficas) costumam apresentar comportamentos similares, mas a variação da carne no varejo (supermercados e açougues), exceto em maio de 2008 quando o percentual foram os mesmos nos três elos da cadeia produtiva, sempre foi superior à arroba e à carne no atacado.


No acumulado do período de fevereiro de 2005 a agosto de 2009, o preço da carne no varejo, que vai se transformar em bife e picadinho na panela do consumidor registrou um aumento de 80,1%. Em contra partida a arroba do boi gordo subiu 38,5% e a carne no atacado, 44,1%. “Desde fevereiro de 2005 a variação do preço da carne no varejo foi 108% maior do que a alta da arroba do boi gordo e quase 82% maior do que o preço da carne no atacado”, ressalta Campiolo.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet