Olhar Direto

Sábado, 04 de maio de 2024

Notícias | Turismo

diz pesquisa do UBS

Caracas é a cidade mais cara da América Latina

A cidade de Caracas, capital da Venezuela, é a mais cara entre as oito cidades latino-americanas que constam da pesquisa "Prices and Earnings" ("Preços e Salários") das cidades mais caras do mundo, elaborada pelo UBS Wealth Management Research (uma divisão do banco suíço UBS), divulgada hoje.

A cidade de Caracas, capital da Venezuela, é a mais cara entre as oito cidades latino-americanas que constam da pesquisa "Prices and Earnings" ("Preços e Salários") das cidades mais caras do mundo, elaborada pelo UBS Wealth Management Research (uma divisão do banco suíço UBS), divulgada hoje. São Paulo subiu de posição, mas o Rio teve ligeira queda.


A capital venezuelana ficou em 12º lugar, um avanço expressivo em relação ao 37º lugar no ranking divulgado em março do ano passado (uma atualização dos dados coletados em 2006). "Apesar da queda geral nos preços na América Latina, Caracas se mostrou um lugar caro para se visitar", diz a pesquisa do UBS.

"Uma provável razão para a alta robusta de preços na capital da Venezuela é a taxa de inflação de 30% nos últimos três anos, que a redução na taxa oficial de câmbio, ligada ao dólar desde março de 2005, não conseguiu ofuscar", diz o documento.

São Paulo voltou ao 42º lugar no ranking. No levantamento de 2006, essa era a posição da cidade, mas na atualização divulgada no ano passado a capital paulista havia caído para 45ª posição. Já a cidade do Rio de Janeiro caiu para a 48ª colocação, depois de ocupar o 46º lugar no ano passado (em 2006, a capital fluminense era a 43ª do ranking).

As outras cidades latino-americanas que constam do estudo são: Lima, capital do Peru (60º lugar, contra 66º em 2008); Buenos Aires (61º, contra 70º em 2008); Santiago do Chile (62º, contra 50º em 2008), Bogotá, capital da Colômbia (66º, contra 53º no ano passado); e Cidade do México (68º, contra 59º no ano passado).

A pesquisa foi elaborada com base em um questionário sobre 122 produtos e serviços e informações sobre salários, descontos e horas trabalhadas em 14 profissões diferentes. Mais de 30 mil dados foram coletados até março deste ano, em 73 cidades.

No topo da lista está Oslo (capital da Noruega), que já liderava a lista divulgada no ano passado. Em seguida vem Zurique (Suíça) e Copenhague (Dinamarca), segunda e terceira colocadas respectivamente. Genebra (Suíça) vem em quarto. "Os moradores das cidades suíças de Genebra e Zurique pagam, em média, cerca de 20% a mais por produtos, serviços e acomodação que os cidadãos de outras cidades da Europa Ocidental", diz o UBS.

Nos Estados Unidos, a cidade mais cara é Nova York, em 6º lugar no ranking deste ano (estava em 18º no ano passado). Em seguida vem Los Angeles, na 15ª posição, acima do 28º lugar que ocupava na pesquisa do ano passado. Chicago ficou em 25º lugar, enquanto na pesquisa anterior estava em 29º. Miami ficou em 19º neste ano, também ligeiramente acima da colocação de 2008 --quando ficou em 32º lugar.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet