Olhar Direto

Terça-feira, 19 de março de 2024

Notícias | Mundo

4 HORAS DE DURAÇÃO

Maior eclipse lunar do século XXI, 'Lua de Sangue' será vista em Mato Grosso

22 Jul 2018 - 10:48

Da Redação - Paulo Victor Fanaia Teixeira

Foto: Reprodução

Lua de Sangue

Lua de Sangue

A maior 'Lua de Sangue' do século XXI acontecerá nesta sexta-feira (27). O fenômeno terá duração de 4h. Em Mato Grosso, não veremos o ápice da eclipse, momento reservado para o leste do Brasil, mas sua parte final será visível. Entenda: 

Leia mais:
Cantor é detido por embriaguez ao volante e diz que “beber faz parte da profissão” dele

A pesquisadora do Observatório Nacional Josina Nascimento destaca a duração do fenômeno. A última eclipse lunar de relevância aconteceu em julho 2015 e teve duração de 12 minutos. Desta vez, serão 4h.

O início da fase total do eclipse será às 16h30 e o final será às 18h13, Horário de Brasília. A partir das 18h13 a Lua começa a sair da sombra mais escura (umbra) e isso marca o início do eclipse parcial, que vai até às 19h19. Nesse instante a Lua começa a entrar na sombra mais clara (penumbra) e isso marca a fase penumbral do eclipse, que vai terminar às 20h29.


E para nós?

Em Mato Grosso, a festa será menor, mas não menos emocionante. Ocorre que o ápice do fenômeno acontece bem ao Leste do planeta. Quanto mais ao leste, portanto, melhor. Neste aspecto, a capital de Pernambuco, Recife, será contemplada. Lá, a Lua nasce às 17h15 (Horário de Brasília). A fase total da eclipse acaba logo às 18h13, ou seja, eles terão 58 minutos de espetáculo, sendo que em Cuiabá, ainda será 17h13, horário em que, sabemos bem, o Sol ainda é bastante presente!

De acordo com a Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), na sexta-feira (27), o pôr-do-sol acontecerá em Cuiabá somente às 18h32, quando a eclipse parcial já tiver encerrado (18h19), infelizmente. Mas nada impede de nos emocionar com a fase penumbral da eclipse, que vai terminar às 19h29 (Horário de Cuiabá).

Para mais informações e gráficos, veja esta publicação da NASA (Agência Espacial Norte-Americana) sobre o caso.



O que é um eclipse?

Um eclipse ocorre sempre que um corpo entra na sombra de outro. Todo corpo extenso, ou seja, que não é um ponto, produz duas regiões de sombra: umbra e penumbra. A umbra é a região da sombra que não recebe luz de nenhum ponto da fonte luminosa e a penumbra é a região da sombra que recebe alguma luz da fonte luminosa.

 O que é o eclipse da Lua?

É quando a Lua passa pela sombra da Terra.  O eclipse será total se a Lua estiver totalmente mergulhada na umbra, será parcial se a Lua estiver parcialmente na umbra e será penumbral quando a Lua passar somente pela penumbra.


 
O que é Lua de Sangue?


É assim chamado o efeito laranja avermelhado que a Lua assume durante o eclipse total. Na fase de totalidade, quando toda a Lua está mergulhada na umbra, nós vemos a Lua sem receber luz direta do Sol, mas alguma luz do Sol atinge a superfície da Lua através da atmosfera da Terra e algumas faixas de frequência da luz solar são filtradas, exatamente como acontece nos crepúsculos matutino e vespertino que estamos acostumados a ver antes do nascer do Sol e após o pôr do Sol.

* com Observatório Nacional
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet