Olhar Direto

Sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Notícias / Ciência & Saúde

Programa Doce Vida da Unimed Cuiabá leva cuidado a pacientes diabéticos

Da Redação - Thaís Fávaro

13 Nov 2018 - 14:27

Foto: Assessoria

Programa Doce Vida da Unimed Cuiabá leva cuidado a pacientes diabéticos
O núcleo de medicina preventiva da Unimed Cuiabá realiza na quarta-feira (14) o encerramento do 6º grupo do Programa Doce Vida com 20 participantes. A iniciativa da Cooperativa visa levar informações e conscientização a beneficiários diabéticos. O Encerramento será realizado às 15h30 no Auditório da Unimed Fácil.

Leia mais
Programa da Unimed Cuiabá auxilia os beneficiários no combate ao tabagismo

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de brasileiros com Diabetes gira em torno de 16 milhões - número 61,8% maior do que os casos registrados nos últimos dez anos. Segundo a organização, o Brasil é o quarto país com maior número de pessoas com a doença em todo o mundo, atrás apenas da China, Índia e Estados Unidos, o que reforça a importância de promover ações visando a prevenção e a disseminação de informação sobre Diabetes.

Criado em janeiro de 2018, o programa Doce Vida promove o autocuidado, prevenção das complicações crônicas e monitoramento contínuo, visto que o não controle e gerenciamento das metas de glicose no sangue é responsável por diminuir a qualidade e a expectativa de vida.

Para a endocrinologista Dra. Cláudia Santana, médica coordenadora do programa, o mundo vive um surto de Diabetes na qual a doença mata mais do que algumas infecções graves.

"Nosso objetivo aqui é prevenir as complicações da doença, que são inúmeras e que, além de diminuir a expectativa de vida do paciente, também diminui a qualidade. O quadro clínico dessas pessoas pode evoluir para cegueira, complicações cardiovasculares, neuropatia, amputações dos membros ou deficiência renal", disse.

A especialista destacou, ainda, as diferenças entre os tipos de diabetes. Segundo ela, o tipo 2 é o mais comum. "Antigamente se falava que a diabetes tipo 2 era do adulto e do idoso, hoje sabemos que isso não é verdade, mesmo o paciente jovem se tiver obesidade, por exemplo, pode desenvolver a doença mais cedo", afirmou.

Integrante da equipe multiprofissional do Viver Bem e responsável pelas palestras sobre alimentação, a nutricionista Marina Pereira Bressani, afirma que é fundamental que o diabético se conscientize da importância de levar a sério todas as etapas do seu tratamento.

"O tratamento do diabetes é sustentado por um tripé: alimentação equilibrada, medicação e atividade física. Todos eles são importantes e todos devem ser incluídos no cotidiano dos diabéticos, claro que com uma ou outra adaptação, se for o caso", recordou.

Núcleo de medicina preventiva promove encontro especial - O Viver Bem promoveu no último dia 23 de outubro o reencontro dos participantes dos três primeiros grupos do programa Doce Vida.

A intenção do encontro foi recordar o beneficiário sobre as informações aprendidas durante o curso enfatizando a importância de colocar em prática para sua melhor qualidade de vida. Os participantes do Doce Vida, assim como dos outros programas do Viver Bem da Unimed Cuiabá, continuam sendo monitorados pela equipe multidisciplinar mesmo após o encerramento dos grupos.

Diane Márcia Souza, professora aposentada diagnosticada com diabetes há três anos, foi uma das primeiras integrantes do programa. Aos 57 anos, ela reconhece que já foi muito indisciplinada com os cuidados necessários para o tratamento da doença, mas desde que conheceu os programas do Viver Bem passou a tomar mais cuidado com os detalhes que antes ignorava. 

"Tive um AVC e um infarto, mas mesmo assim queria continuar a levar a vida do mesmo jeito. Foi quando conheci o programa Doce Vida. Além deste, participei do programa Inspirar e consegui parar de fumar, mas eu engordei nesse período. Aí me indicaram o Superação para me ajudar a emagrecer e consegui perder dez quilos. Tudo isso por causa do Viver Bem", disse. 

Mais informações sobre os programas de medicina preventiva da Unimed Cuiabá podem ser encontradas no site ou pelo telefone 3612 – 8779.
 
 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Sitevip Internet