Olhar Direto

Domingo, 05 de maio de 2024

Notícias | Carros & Motos

na Europa

Governo alemão quer reunião com a GM sobre a venda de divisão

O governo alemão quer organizar nesta semana uma reunião em Berlim com representantes da montadora americana GM.

O governo alemão quer organizar nesta semana uma reunião em Berlim com representantes do conselho de administração da montadora americana GM (General Motors) para tratar do futuro ainda incerto da filial Opel, informou nesta segunda-feira o porta-voz do governo, Ulrich Wilhelm.


Ele disse ainda que esta reunião será dirigida pelo grupo de trabalho criado pelo governo alemão para negociar sobre o caso Opel sob a direção de um representante do governo.

Wilhelm recordou que a uma decisão sobre a Opel só poderá ser tomada em comum acordo, já que, se a GM continuar sendo a proprietária, nenhuma venda será possível sem a concessão de ajudas públicas por parte da Alemanha.

A GM, que reuniu na sexta-feira (21) seu conselho de administração por telefone, não se decidiu, como esperava o governo alemão, por nenhum dos dois candidatos à compra da Opel --o grupo canadense Magna International, com o apoio do banco russo Sberbank e apoiado por alemães, e o fundo de investimentos belga RHJ International.

Ontem, a chanceler alemã, Angela Merkel, disse, em entrevista à rede de TV alemã ZDF, lamentar o fracasso da GM em escolher um comprador para a Opel e que uma decisão urgente é necessária para o futuro da montadora.

Merkel disse que pode haver um conflito de interesse entre a GM e os países com participação em suas operações europeias, mas que algum progresso está sendo feito.

"Eu lamento que uma decisão final não foi tomada, mas eu espero que aconteça logo, porque tanto pelos trabalhadores como pela situação econômica da Opel, precisamos urgentemente de uma decisão", afirmou ela. "O conflito de interesse seria que nós [do governo alemão] pensamos que a Magna fez a melhor oferta pela Opel, o que faria da GM uma acionista minoritária na empresa, e pode haver vozes na GM que não veem com bons olhos uma participação minoritária."
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet