Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Política MT

conciliação

Secretários de Saúde de Cuiabá e do Estado garantem atuação conjunta em favor da Santa Casa

Foto: Assessoria SMS

Secretários de Saúde de Cuiabá e do Estado garantem atuação conjunta em favor da Santa Casa
Os secretários de Saúde do Estado de Mato Grosso e do município de Cuiabá, Gilberto Figueiredo e Luiz Antônio Possas, respectivamente, garantiram que vão atuar de forma alinhada em favor da saúde pública da Capital mato-grossense. A Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá não realiza atendimentos desde o dia 11 de março.


Leia mais:
Procurador do MP cobra transparência e responsabilidade da gestão pública em relação à Santa Casa

“O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, entende a complexidade das questões relacionadas à Saúde. Por isso, vamos tentar encarar e buscar a solução para os problemas de forma conjunta. Já saímos da reunião com uma Comissão Mista montada entre as pastas. O objetivo é fazer um encontro de contas para posteriormente buscarmos meios de realizar os repasses, tão essenciais à capital”, destacou Gilberto Figueiredo.

De acordo com o secretário Municipal de Saúde, o alinhamento não favorece somente a capital, mas também a população de Mato Grosso. “Nesta reunião, reiteramos que quando se tratar da saúde pública, questões políticas ficarão de fora para que possamos buscar soluções, para quem depende exclusivamente do SUS”.

A reunião entre os dois gestores aconteceu na tarde desta sexta-feira (29), na sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Na ocasião, os secretários discutiram repasses financeiros do Estado, intercâmbio de profissionais da Saúde e regulação de pacientes.

Audiência Pública

Na última segunda-feira (25), o procurador do Ministério Público Edmilson da Costa Pereira cobrou mais transparência e responsabilidade da gestão pública em relação à Santa Casa de Misericórdia durante audiência pública na Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

“A gestão de Santa Casa hoje tem que ser natural. A intervenção no serviço de saúde é algo que está previsto tanto na Constituição Federal quanto na própria lei de organização do Sistema Único de Saúde, porque uma empresa como a Santa Casa de Misericórdia, que tem 90% de trabalho para o SUS, não pode ficar alheia aos olhos da administração pública”, disse o procurador.

A Santa Casa de Misericórdia está fechada desde o dia 11 de março por conta de uma série de dívidas com funcionários e fornecedores. Em razão disso, os pacientes oncológicos e nefrológicos foram transferidos para o Hospital de Câncer e Hospital Geral da União (HGU). Entretanto, não foi liberado prontuário para que eles fossem regulados para os outros hospitais, e os pacientes continuam sendo tratados na unidade.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet