Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Saúde

Ministro da Saúde atende solicitação de Selma e determina auditoria no PS de Cuiabá

Foto: Assessoria

Ministro da Saúde atende solicitação de Selma e determina auditoria no PS de Cuiabá
Atendendo solicitação da senadora Selma Arruda (PSL) durante reunião nesta quarta-feira (12), o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, determinou auditoria no pronto-socorro de Cuiabá.


Leia também
Supremo nega reclamação de advogado e mantém Guilherme Maluf no Tribunal de Contas


A parlamentar apresentou ofício e relatou condição precária que a unidade de Saúde se encontra. No dia 17 de maio, acompanhada do promotor de Justiça, Alexandre Guedes, membros do Ministério de Saúde e do Sindicato dos Médicos, a senadora fez uma vistoria informal na unidade médica, após ser informada de falta de medicamentos, luvas, seringa e sedativos para os pacientes.

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), comentou o posicionamento de Selma no passado e afirmou ter conhecimento das más condições do atual pronto-socorro e declarou que é justamente por reconhecer os problemas na estrutura do local que está focado em inaugurar todas as estapas do Hospital Municipal de Cuiabá, unidade que abrigará os serviços de atendimento de urgência e emergência na capital.  

A vistoria, segundo Selma, demonstrou que o PSM possui graves problemas na infraestrutura, como infiltrações, goteiras, falta de piso, banheiros interditados. A senadora também mencionou a falta insumos básicos, além de lotação além da capacidade, com pacientes acomodados em macas espalhadas pelos corredores.

O ministro relatou à senadora que, quando esteve em Cuiabá, pôde comprovar que a situação da Saúde na capital de Mato Grosso não vai nada bem e que está preocupado com a diferença na qualidade do atendimento entre as unidades de Saúde públicas e privadas. 

"A diferença de atendimento entre os hospitais públicos e privados está muito grande. Eu vou mandar fazer a auditoria em Cuiabá, vou provocar a Auditoria e Controladoria Geral da União, que são nossos braços para essa demanda. Vou mandar junto uma equipe do Ministério da Saúde", afirmou.  

A senadora questionou ao ministro o fato de várias unidades de Saúde em Mato Grosso estarem terceirizando os serviços médicos e causando inúmeros prejuízos à sociedade pela falta de profissionais qualificados. Em resposta, o ministro sugeriu que a senadora notifique o Conselho Regional de Medicina (CRM) para verificar se os profissionais que estão atendendo possuem qualificação para atuar no perfil de gravidade que os casos de emergência exigem.  

"Uma coisa é atender dor de barriga em uma unidade básica de saúde. Outra coisa é atender um paciente com infarto no miocárdio, com risco de parada cardíaca. O Conselho tem como emitir isso: o perfil dos casos que chegam a emergência e qual o tipo de profissional para atender. Precisamos saber estabelecer o mínimo de qualidade nas unidades públicas de Saúde. Marquei uma reunião para ver uma certificação, tipo um ISO, para aferir isso", apontou o ministro.   

Na reunião, Selma destacou que os problemas do pronto-socorro não param na falta de equipamentos e insumos, passa também pela má gestão. "Na vistoria informal que fiz, servidores do Ministério da Saúde em Cuiabá me acompanharam elaboraram um relatório que já mostra muitas deficiências e dá uma indicação da gravidade do caso. É urgente a necessidade de tomada de providências", disse a congressista.

Outro lado

Veja abaixo a íntegra do posicionamento da Prefeitura de Cuiabá:

NOTA DE ESCLARECIMENTO 

Sobre a auditoria determinada pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, no Hospital Municipal e Pronto Socorro da Capital (HMPSC), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que:

- Não foi notificada pelo Ministério da Saúde, Auditoria Geral da União (AGU) ou Controladoria Geral da União (CGU);

- Apoia a realização da auditoria para esclarecer questionamentos relacionados a estrutura e insumos da unidade hospitalar;

- Lembra que a Secretaria e o prefeito Emanuel Pinheiro tem acompanhado de perto os questionamentos sobre a possível falta de insumos. Em vários casos de denúncia, verificados in loco pela equipe da Secretaria, foram detectados que todo o estoque estava abastecido de medicamento e insumos. Inclusive, a Secretaria apura possível boicote. 

- Reforça que o prefeito Emanuel Pinheiro desde que assumiu o mandato, disse que a estrutura do atual Pronto Socorro não é o ideal para receber a população e os profissionais da saúde. Justamente por isso, trabalhou junto à equipe da Secretaria Municipal de Saúde para a conclusão do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), que já foi entregue em três etapas, acompanhado e elogiado pelo Ministério da Saúde, como uma das principais obras em saúde pública do Brasil.   
Secretaria Municipal de Saúde
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet