Olhar Direto

Segunda-feira, 18 de março de 2024

Notícias | Política MT

PROMETIA REAJUSTES

Plano de Governo de Mendes é lido em Plenário e deputados preparam carta em apoio a grevistas

Plano de Governo de Mendes é lido em Plenário e deputados preparam carta em apoio a grevistas
Com as galerias do Plenário das deliberações Renê Barbour tomadas por servidores da Educação, deputados estaduais prometeram, na noite desta terça-feira (18), elaborar uma carta em apoio aos grevistas da categoria. A ação é uma resposta a ausência de propostas, por parte do Executivo, ao movimento. Ainda na sessão, o deputado Wilson Santos (PSDB) leu trecho do plano de Governo de Mauro Mendes (DEM), em que prometia “o cumprimento disposto na Lei Orgânica dos Profissionais da Educação, inclusive garantindo o RGA”.

Leia mais:
Mendes descarta atender professores e avisa outras categorias que greve só piora a situação

“Eu pude receber um documento do ex-presidente do TRE, o desembargador Márcio Vidal, que me encaminhou a cópia completa e original do plano de Governo Mauro Mendes Ferreira e do vice Otaviano Pivetta. É um parágrafo onde o governador dizia que cumpriria rigorosamente o pagamento dos salários dentro do mês trabalhado, pagaria as revisões gerais anuais e garantiria todos os direitos dos trabalhadores”, esclareceu o deputado tucano, após a sessão.

Olhar Direto separou o trecho lido por Wilson Santos durante a sessão. O documento pode ser acessado na íntegra através do site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Mato Grosso. Paralisados e com seus respectivos pontos cortados por determinação de Mauro Mendes desde o dia 27 de maio, os grevistas aplaudiram efusivamente a atitude do parlamentar.

A principal reivindicação dos grevistas é o cumprimento da lei 510 de 2013, que realinha em 7,69%, anualmente, o salário dos profissionais da educação básica de Mato Grosso. O Governo, por sua vez, menciona o estouro da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), hoje em 61%, e afirma que só haveria condições de conceder aumento caso o Estado criasse novas alternativas de receita, citando como exemplo a instituição de novos impostos.

Na última quinta-feira (13), um dia após o presidente da Assembleia, deputado Eduardo Botelho (DEM), se reunir com o movimento grevista, Mendes almoçou com alguns deputados no Palácio Paiaguás a ratificou a impossibilidade de atender a agenda do Sintep.

Diante da falta de propostas, o deputado Thiago Silva (MDB), presidente da Comissão de Educação na Assembleia, se comprometeu em elaborar uma carta em apoio ao movimento grevista e cobrando algum tipo de oferta do Governo no sentido de pôr fim à greve.

“O que nos surpreende é a falta de uma proposta para que junto à Mesa as negociações continuem. Eu sinto por parte da diretoria do Sintep uma possibilidade de dar passos atrás em algumas propostas, aguardar mais tempo para o cumprimento de outras, mas há outras em que eles não abrem mão, no caso especifico da Lei 510. E eu tenho certeza que o Governo tem condições de cumprir”, continuou Wilson. “Governo que trata educação com irresponsabilidade, com desdém, é um Governo que não merece respeito”, concluiu o deputado.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet