Olhar Direto

Sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Notícias / Ciência & Saúde

Complexo Hospitalar de Cuiabá investe em gestão de qualidade para atender pacientes

Da Redação - Thaís Fávaro

29 Jul 2019 - 17:28

Foto: Rogério Florentino/ Olhar Direto

Complexo Hospitalar de Cuiabá investe em gestão de qualidade para atender pacientes
Desde o início de 2019, o Complexo Hospitalar de Cuiabá, antigo Hospital Jardim Cuiabá, está investindo no setor de Qualidade para organizar os processos administrativos e assistenciais para dar mais segurança ao paciente por meio de normativas e ferramentas. De acordo com a enfermeira administradora do setor de Qualidade, Glaucia Ganne, a gestão abrange diversas áreas do hospital, que atualmente conta com muitos setores que envolvem mais de 500 funcionários em formação contínua.

Leia mais
UTI do Complexo Hospitalar de Cuiabá possui taxa de mortalidade abaixo da média nacional 

"Fazer a gestão desses processos é cuidar desde as condições de assistência aos pacientes, ao copo de café que é oferecido ao usuário, até a compra de produtos de limpeza que possuem mais eficiência e segurança. O hospital que executa a gestão da qualidade de seus serviços sempre ofertará atendimentos cada vez melhores. Muitos processos já foram identificados como prioritários mapeados e realinhados", afirma Glaucia.

Após a identificação dos processos, documentos são formados a partir de um padrão, no qual são compartilhados com a assistência e o setor administrativo, implantados com a equipe por meio de treinamentos e posteriormente são acompanhados mediante os indicadores.

"O padrão de cada documento segue as referências da Associação Brasileira de Normas Técnicas em conjunto com a metodologia de elaboração do hospital. A construção é feita de forma colaborativa, com abrangência de todos os setores envolvidos em cada processo específico", explica a enfermeira.

De acordo com a Organização Nacional de Acreditação (ONA), entidade responsável para certificar os hospitais, as unidades de saúde que possuem a cultura de gestão da qualidade criam uma relação de confiança e em decorrência disso, garantem mais segurança aos pacientes. O Complexo Hospitalar de Cuiabá é uma organização que atua sob premissas da qualidade e segurança do paciente, para melhorar a cada dia o seu atendimento.

"As melhorias promovidas pela cultura da qualidade envolvem a redução de desperdícios, aumento do nível de organização interna, ofertam maior segurança para os pacientes, visitantes e colaboradores, e com isso melhora a satisfação de todos. A gestão de qualidade dos nossos procedimentos tem a finalidade de construir a cada dia uma instituição com responsabilidade sustentável, altamente organizada e com excelência nos atendimentos", confirma Glaucia.

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Gisele
    29 Jul 2019 às 21:07

    Gestão de qualidade é pagamento em dia. Palavras bonitas não salvam vidas e nem pagam contas.

Sitevip Internet