Olhar Direto

Terça-feira, 15 de outubro de 2019

Notícias / Política MT

Para reduzir suicídios, vereadores querem mudar 'Portão do Inferno' para 'Portal do Paraíso'

Da Redação - Carlos Gustavo Dorileo

31 Jul 2019 - 11:05

Foto: Assessoria/Câmara de Cuiabá

Para reduzir suicídios, vereadores querem mudar 'Portão do Inferno' para 'Portal do Paraíso'
Vereadores das cidades de Cuiabá e Chapada dos Guimarães se reuniram nesta terça-feira (30) para discutirem uma possível mudança no nome do ponto turístico ‘Portão do Inferno’, local que está situado próximo à linha divisória dos dois municípios, onde eventualmente acontecem suicídios.

Leia também
“Se pudéssemos reeleger Lucimar, ela seria prefeita novamente”, elogia Botelho


A proposta, segundo os parlamentares, é de modificar o nome para ‘Portal do Paraíso’, conforme estabelece a Lei chapadense nº 839/98, de autoria do vereador Manequinho (in memorian), sancionada em 1998 pelo então prefeito Sebastião Treme Terra.

A idéia do encontro partiu do presidente da Câmara de Cuiabá, vereador Misael Galvão (PSB), por ser constantemente cobrado por populares que se sentem incomodados com o nome 'Portão do Inferno'.

“Esta mobilização é o resultado de ouvir a população, que está dentro da visão que temos de fazer política como missão e vocação”, explicou.

Galvão também justificou que além dos “clamores populares” está atento também ao grande número de suicídios que aconteceram no lugar, que em realidade é um acidente geográfico conhecido como despenhadeiro, abismo ou precipício.

O vereador Carlinhos (PT), presidente da Câmara de Chapada, explicou que o nome teria surgido com os bandeirantes que identificam como inferno o que se localizava para baixo, enquanto aquilo que estivesse para cima, relacionavam com o céu.

“Tanto que um pouco adiante do tal portão existe uma formação rochosa a qual deram o nome de Dedo de Deus, pois aponta para cima”, contou.

Conscientes de que a mudança pode levar muitos anos para ocorrer, os vereadores salientaram que precisam trabalhar em ações para massificar o nome Portal do Paraíso.

A partir disso ficou definida a realização de uma Sessão Solene em Chapada para promover um grande debate com os demais segmentos interessados, tais como entidades religiosas e culturais, bem como da área educacional e de pesquisa, além de empresas ligadas ao turismo e população das duas cidades. O objetivo é de coletar sugestões e definir outras ações para levar adiante o projeto.

Misael salientou que são “cidades irmãs” com interesses que se somam e por isso é necessário a participação dos poderes constituídos dos dois municípios, casas legislativas e prefeituras, mas também “de autoridades do governo estadual e deputados”, pois na avaliação dos vereadores a importância da região atinge todas as esferas de poder dentro do estado.

Os vereadores por Cuiabá Marcos Veloso e Mário Nadaf (PV), Ricardo Saad (PSDB), Adilson Levante (PSB) e Orivaldo da Farmácia (PP) participaram da reunião e confirmaram total apoio ao projeto. Orivaldo fez questão de parabenizar Misael pela iniciativa.  “A ação fortalece o legislativo, tendo em vista que o nome Portal do Paraíso já é oficial”.

56 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Helianne de oliveira
    01 Ago 2019 às 15:29

    Troca o meme da câmara de Vereadores para casa dos infernos.

  • Carol Silva
    01 Ago 2019 às 15:28

    ESSA É A NOSSA CUIABÁ AOS INVÉS DE ARRUMAR OQUE DEVE , SÓ FICA CRIANDO MODA PORTAL DO PARAÍSO FALA SERIO ??? agora que o trem não prestar !

  • Edalberto Simbo
    01 Ago 2019 às 15:27

    Senhores tem lei que não pega,a população vai continuar chamando pelo nome que já conhece,como os senhores estão com os deveres em dia, então vão catar bituca de cigarro na rua, assim serão mais úteis.

  • Demair Lobão.
    01 Ago 2019 às 13:44

    ESQUEÇAM ISSO NÃO TEM MAS CONCERTO!

  • Bia
    01 Ago 2019 às 13:39

    É pra isso que vocês são pagos? Gente desocupada.

  • Zeca
    01 Ago 2019 às 10:19

    Aproveitem e mudem o "nó" da corda de quem se enforca para "laço", fica mais agradável, não? A arma de quem se tira na cabeça para "estilingue", anemiza mais, não? Cambada de desocupados.

  • Júnior
    01 Ago 2019 às 09:52

    Mantenham o nome e coloquem uma cama elástica lá embaixo.. vão trabalhar cambada.. cuidar da educação e saúde que é o que interessa..

  • Gladston
    01 Ago 2019 às 09:28

    ZÈ NINGUÉM, realmente, encher o local com areia é uma ideia brilhante, digna dos deuses! kkkkkkkkk

  • José
    01 Ago 2019 às 08:56

    O pior é que pagamos a essas nulidades salários milionários. Será que essa gente perdeu o pouco de vergonha que tinham na cara?

  • MARCUS
    01 Ago 2019 às 08:22

    Estou orgulhoso da nossa câmara de ??????????????????? quanta competência

Sitevip Internet