Olhar Direto

Segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Notícias / Cidades

Prefeitura revitaliza espaços públicos e dá opções de lazer e saúde em Cuiabá; 112 obras até final da gestão

Da Redação - Vinicius Mendes

01 Ago 2019 - 07:52

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Prefeitura revitaliza espaços públicos e dá opções de lazer e saúde em Cuiabá; 112 obras até final da gestão
A Prefeitura de Cuiabá tem tomado a iniciativa de revitalizar espaços públicos de Cuiabá, por meio de obras em praças e parques da capital. Desde o início da atual gestão já foram concluídas obras em 30 praças, além da construção de novos parques, e segundo o secretário municipal de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa, até o final de 2020 cerca de 112 obras, no total, devem estar concluídas.
 
Leia mais:
Treinador Gil Melo explica o segredo de como começar academia
 
De acordo com o secretário Stopa, a revitalização das praças e parques é uma política permanente da Prefeitura de Cuiabá, através da Secretaria de Serviços Urbanos. Ele afirmou que no momento 40 praças estão em obras, e até o final do ano de 2020 cerca de 112 obras devem estar concluídas. Ele afirma que um dos objetivos é resgatar os espaços públicos e ‘devolvê-los’ à população.


 
“Nós temos que retomar as praças com pessoas do bem, e para que isto aconteça nós temos que, primeiro, dar uma oportunidade de ali se praticar um esporte, de se praticar um lazer. Segundo é iluminar para que a gente possa dar a tranquilidade daqueles que frequentam a praça, principalmente no período noturno. Temos que retomar as praças e retomar com movimento, com uma sinergia positiva, e isso é fazer com que a praça possa ser utilizada”, disse o secretário.
 
Para que a população retorne aos espaços públicos estão sendo instalados, em diversos locais, equipamentos de ginástica, equipamentos para crianças, equipamentos para pessoas especiais, além de espaços para a prática de esportes. No próximo dia 6 de agosto será entregue a “Praça Vereda”, localizada na Avenida Carmindo de Campos, onde foi reformada uma quadra de esportes.



Em dezembro deste ano deve ser entregue a Praça 8 de Abril, ao lado do Chopão, segundo o secretário, para que a população tenha um novo espaço para celebrar o Natal. Também foram realizadas obras em parques, como o Parque da Família, Parque das Nascentes e o Centro Esportivo “Pinheirão”.
 
Stopa afirma que os resultados desta iniciativa têm sido positivos e o objetivo é levar isto a todas as regiões da cidade. Recentemente foi inaugurada uma praça no Bairro 3 Barras, com quadra, equipamentos de ginástica, pista de caminhada e que, segundo o secretário era uma reivindicação de 30 anos, da população da região. Agora o local está movimentado, afirma ele.
 
Um outro benefício, que também é objetivo da Prefeitura, é a melhora da qualidade de vida da população, com o incentivo à prática de esportes. Ele considera este um investimento preventivo na saúde.
 
“Nós consideramos isso como qualidade de vida, consideramos isso um elemento importante, como se fosse investimento na área de saúde, como se fosse investimento em educação, porque do momento em que as pessoas puderem praticar ali o seu exercício físico, praticar a caminhada, obviamente nós estaremos contribuindo para a qualidade de vida,

 
O treinador Gil Melo, da Academia AFC, reforça que a atividade física é algo importante para pessoas de qualquer idade. Ele defende que é algo que todos deveriam praticar diariamente.
 
“Na verdade a atividade física é uma obrigação, eu falo para os alunos que é como escovar os dentes, você não sai de casa sem escovar os dentes, certo? E é isso que temos que fazer com a atividade física, é um compromisso com nós mesmo”, disse.
 
Ele afirma que os benefícios à saúde são inúmeros, na qualidade de vida e também na saúde, além do fato que traz uma longevidade a quem se exercita.
 
“A pessoa cria uma resistência cardiovascular, que na minha opinião vem primeiro, em relação à parte muscular, traz uma resistência ao coração, em busca da longevidade, e há também fortalecimento da musculatura, evita a perda de massa muscular que acontece com a idade, então a musculação, por exemplo, previne isso e aumenta a longevidade, que é o grande ‘X da questão’, a prática de atividade física em busca de uma longevidade saudável”.

11 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • JUSTO VERISSÍMO
    02 Ago 2019 às 09:28

    BOM TRABALHO AGORA SÓ O POVO CONTRIBUIR E NÃO DESTRUIR O ESPAÇO, MAIS SEM QUE TEM MUITOS SEM NOÇÃO POR AI.

  • Valmor Nazareno Faé
    01 Ago 2019 às 13:54

    Parabéns ao Prefeito Manoel Pinheiro e Secretário Stoppa pelos espaços de laser da população. Morro no bairro Poção e praticamente não temos uma área de laser e muito menos uma Academia ao Ar Livre, pois temos inúmeros idosos que fazem caminhada nas margens do Córrego Gambá que devido a varias tapa buracos o asfalto ficou todo irregular provocando queda de alguns idosos que fazem caminhadas no local. Solicitamos ao Nobre Prefeito e ao Sec STOPPA que fação a recapagem das margens do Córrego entre a Rua Dom Antonio Malam e a General Mello. Solicitamos também uma áreas de laser com bancos e Academia ao Ar Livre aos moldes que estão sendo feito ai pelos bairros. Temos a certeza que seremos atendidos pelo nosso Grande Prefeito Manoel Pinheiro e Sec STOPPA.

  • Eduardo
    01 Ago 2019 às 10:39

    Agora como é complicado a população, em uma das fotos você vê que um balanço já está estragado. Eu frequento um dos parques e no que vou já dá para ver a ação de um povo, no espaço para PETs o portão para controlar a entrada já com fechadura quebrada (isso coisa de semanas depois da inauguração), já tem torneiras roubadas.

  • fabi
    01 Ago 2019 às 10:32

    PODERIA ARRUMAR DO BAIRRO ARAES QUE NAO EXISTE MAIS NADA LA . ESTA ABANDONADO O BAIRRO NAO TEM UM LUGAR PARA LEVAR AS CRIANCAS. EXISTIA QUADRA PARQUE LA ANTIGAMENTE QUE FOI TUDO DESTRUIDO ESTA ABANDONADO O BAIRRO SE BRINCAR NÃO EXISTE NEM PRESIDENTE DO BAIRRO PRA CORRER ATRAS. OLHEM PELOS MORADORES DO BAIRRO UM POUCO NOIS TAMBEM CONTRIBUIMOS NÉ

  • Raimundo Severino.
    01 Ago 2019 às 10:15

    Emanuel...!! Parabéns! pelo que verifico,o seu mandato investe firme em qualidade de vida. Não só o povo Cuiabano,mas o Brasileiro,precisam disso! Mas esse é apenas um dos itens necessário,para se ter uma boa qualidade de vida. O resto do complemento,incluem: Educação e Segurança. Somado ao emprego. Mas infelizmente,é impossivel fazer tudo ao mesmo tempo. Não é?? Mas por enqunto parabéns,o Sr.Esta no caminho certo. Para finalizar: Gostaria de fazer 02 pedidos. O Asfaltamento do Bairro Jardim União(Inpe) especialmente a rua Irecê. E a duplicação da Av. Gonçalo Antunes, entre o Presidio Carumbé, e o Birro Novo Mato Grosso. Deve dar no maximo 1,5 km. Essa via é muito movimentada.

  • Diego
    01 Ago 2019 às 10:03

    Ano que vem tem eleição, daí começa esse tipo de trabalho pra ganhar voto de gente iludida.

  • Valsantos79
    01 Ago 2019 às 10:00

    O problrma é a cultura que mais de um cidadao nao tem para manter os lugares em condiçoes em alguns meses .

  • San
    01 Ago 2019 às 09:29

    Acho bacana essa "onda" de fazer parques... mas oque vcs preferem no momento? Parques? Ou reestruturar, equipar, construir, remedios e etc...contratação de médicos e especialistas nos postos de saúde e policlinicas? ... pq se um visitante ou frequentador de parque ficar doente...e depender da saúde pública Municipal.....dificilmente voltará para parques!!!

  • João
    01 Ago 2019 às 09:06

    O playground do parque Tia Nair está sucateado. O parque não é privatizado??? Cadê o poder púlico para cobrar dos administradores???

  • Xavier
    01 Ago 2019 às 08:49

    Excelente trabalho. Outro projeto, no sentido de revitalizar as grandes avenidas de Cuiabá. Hj quando tapa os buracos ficam os morros, pois apenas jogam a massa asfáltica e pronto. Desnível total depois. Vamos que vamos. Cuiabá sempre presente.

Sitevip Internet