Olhar Direto

Sábado, 04 de maio de 2024

Notícias | Carros & Motos

nos EUA

Após era 'bad boy', mercado de motos busca perfil 'ecológico'

A imagem de "bad boy" de famosos como James Dean, Marlon Brandon ou Peter Fonda (do filme "Easy Rider") ajudou a comandar as vendas de motocicletas durante décadas nos Estados Unidos. Mas agora, com a indústria sofrendo com a queda nas vendas, alguns motociclistas e advogados estão tentando vender uma imagem diferente das motos, como opção mais "ecológica" de transporte. Apesar de uma redução fiscal para as motocicletas, as vendas das 12 maiores marcas caíram 46%.

A imagem de "bad boy" de famosos como James Dean, Marlon Brandon ou Peter Fonda (do filme "Easy Rider") ajudou a comandar as vendas de motocicletas durante décadas nos Estados Unidos. Mas agora, com a indústria sofrendo com a queda nas vendas, alguns motociclistas e advogados estão tentando vender uma imagem diferente das motos, como opção mais "ecológica" de transporte.


Apesar de uma redução fiscal para as motocicletas anunciadas em um pacote de estímulo do governo, as vendas das 12 maiores marcas caíram 46% nos seis primeiros meses de 2009, em comparação aos seis primeiros meses de 2008, segundo dados do Motorcycle Industry Council (MIC), um desempenho pior do que o de mercado de automóveis, que registrou queda de 35% no período.

A situação mais preocupante atingiu a Harley-Davidson, responsável por quase a metade do mercado de motos nos Estados Unidos. Em julho, a empresa anunciou queda de 26,1% nas vendas do primeiro semestre na comparação com o mesmo período de 2008 (veja o vídeo acima). A fabricante anunciou ainda que iria eliminar 700 empregos.

As motos da Harley-Davidson, embora sejam mais econômicas que os carros, têm um consumo de combustível maior do que outras motocicletas de menor cilindrada. Geoff Crowther, especialista em comportamento do consumidor da Universidade de Huddersfield escola de negócios, atribui a queda aos fabricantes que empurram aos consumidores motos "de alto desempenho" em vez de motocicletas mais econômicas.
A artista Cheryl Stewart, 47 anos, de Nova York, diz que a imagem da moto de "bad boy" pode afugentar muitas mulheres e pessoas que moram nos subúrbios das grandes cidades e dependem do transporte para ir ao trabalho. "Eu peso 53 kg e não sou uma 'Hell's Angel'", diz a moça.

Uma subcategoria de motocicleta que está beneficiando da crise são as scooters, que são vistas pelos jovens como um veículo acolhedor e sofisticado. Entre 2007 e 2008, as vendas das scooters nos Estados Unidos subiram 41%. No ano passado, as scooters representaram 20% das vendas de motocicletas, acima dos 9% registrados em 2004.

Apesar disso, ainda há no território norte-americano 20 vezes mais automóveis do que motocicletas. Os americanos ainda vêem o motociclismo como uma atividade de lazer e não como um veículo para ser
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet