Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Obra paralisada

Deputado sugere comissão de transparência do VLT e diz que bancada aguarda ‘start’ de governador

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Deputado sugere comissão de transparência do VLT e diz que bancada aguarda ‘start’ de governador
Único representante do Congresso Nacional na audiência pública que tratou sobre a retomada da obra do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), ocorrida na Câmara Municipal de Cuiabá, o deputado federal Emanuelzinho (PTB) sugeriu a criação de uma comissão de transparência do modal e declarou que a bancada federal aguarda a iniciativa do governador Mauro Mendes (DEM) para buscar recursos e ajudar com o trâmite em Brasília.


Leia também
STJ nega suspender decisão que ‘homologou’ rescisão de contrato do VLT


“O primeiro ponto que precisa ser debatido é o da transparência na questão do VLT. Ninguém sabe o que foi gasto, o que precisa para terminar, o custo para manter a obra, o custo para manter os vagões, o que se precisa do Governo Federal, do Governo Estadual, da Prefeitura de Cuiabá, de Várzea Grande. Está todo mundo confuso. Minha sugestão é a criação de uma comissão de transparência para mostrarmos a sociedade o que realmente está acontecendo com o VLT”, disse o parlamentar durante audiência que aconteceu na manhã desta sexta-feira (23).

O deputado também destacou a importância de um alinhamento político entre Governo, prefeituras e Câmara Municipais, além dos representantes no Congresso Nacional, para que a obra, que está paralisada desde 2014, volte a funcionar o mais rápido possível.

“Precisamos nos unir com a Assembleia, com os vereadores de Cuiabá e Várzea Grande. O prefeito Emanuel Pinheiro já se manifestou à disposição do VLT, prefeita Lucimar quer discutir a proposta também para que possamos convergir as forças políticas, para buscarmos os recursos necessários. Sabemos que o Governo passa por uma dificuldade fiscal, mas a bancada federal está sensível e mobilizada para percorrer os ministérios, conversar com o presidente da República, com o ministro da Casa Civil para que se necessário, nós façamos uma realocação de recurso disponíveis para que possamos tocar a obra do VLT”, afirmou.

O parlamentar, por fim, recordou que o primeiro passo para o retorno da obra deve ser dado pelo governador Mauro Mendes, que precisa junto com sua equipe técnica e jurídica, destravar os problemas judiciais e apontar uma direção para toda classe política do Estado e da baixada cuiabana.

“O primeiro ponto é o governador chamar sua equipe técnica e decidir que medida irá tomar. Ninguém pode fazer isso sem o governador. Já tivemos uma reunião com o Ministro do Desenvolvimento Regional Gustavo Canuto sobre o assunto e ele disse que este debate precisa da presença governador. Então o governador precisa se reunir com sua equipe técnica, com o consórcio, ver o que precisa ser destravado judicialmente, para podermos tocar e buscar os recursos”, finalizou.

Questionado sobre o retorno da obra do VLT nesta quinta-feira (22), o governador Mauro Mendes disse que o assunto é prioridade em seu Governo e que ainda aguarda estudos técnicos. Ele também voltou a criticar os atos de corrupção ocorrido no passado.

“Isto virou pauta importante dentro do governo. Estamos fazendo uma série de estudos. Não vou ficar fazendo anúncios seccionados, passando ideias equivocadas. Temos que estudar juridicamente o que está acontecendo, tem ações na Justiça. Há algo complexo na questão da rescisão do contrato, por prática de corrupção do Consórcio junto ao ex-governador que confessou isto”, disse.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet