Olhar Direto

Terça-feira, 22 de outubro de 2019

Notícias / Política MT

“Não estou focado nesse debate”, desconversa Mendes sobre DEM lançar Júlio ao Senado

Da Reportagem Local - Érika Oliveira/ Da Redação - Lucas Bólico

17 Set 2019 - 08:36

Foto: Christiano Antonucci

“Não estou focado nesse debate”, desconversa Mendes sobre DEM lançar Júlio ao Senado
O governador Mauro Mendes (DEM) desconversou sobre a possibilidade de o Democratas lançar o ex-governador Júlio Campos para disputar vaga ao Senado, caso o Tribunal Superior Eleitoral mantenha cassação da juíza aposentada Selma Arruda (PSL). Campos já manifestou publicamente o interesse em brigar pela cadeira nas urnas.

Leia também:
Deputados estudam 'juntar bases' e lançar candidato da AL ao Senado em possível vaga de Selma
 
O DEM de Mato Grosso já tem um representante no Senado, Jayme Campos, também ex-governador e irmão de Júlio. Ele fez parte da coligação que elegeu Mauro Mendes ao governo em 2018 e dividia chapa com o ex-vice-governador Carlos Fávaro, que ficou em terceiro lugar na disputa e é candidatíssimo à vaga de Selma.  
 
“Qualquer político tem o dever de ter bons quadros. Eu acho que o DEM tem bons quadros. Qualquer partido político tem o dever de se apresentar ao debate político para oferecer alternativas para a sociedade, afinal de contas esse é o papel que os partidos têm de se organizar, fazer os debates internos e construir nomes e apresentar num debate de ideias perante a sociedade no processo eleitoral. Se o Júlio já se apresentou, ótimo”, declarou Mauro Mendes, sem tomar posição sobre quem apoia para a disputa.
 
O chefe do Executivo argumenta que ainda é cedo para entrar no debate eleitoral e sustenta que tem assunto mais urgentes para se preocupar nesse momento. “Eu como governador do Estado, não estou focado nesse debate eleitoral. Primeiro, nem sabe quando ele vai acontecer. Isso pode acontecer daqui a um mês, dois meses, seis meses e eu tenho problemas mais reais e que interessam mais ao cidadão pra me decidir hoje, amanhã, semana que vem, daqui a 10 dia e 15 dias. Eu não fico focado nessa questão eleitoral. Isso pra mim, nesse momento, é coadjuvante. O principal é cuidar de Mato Grosso”, encerrou o assunto.
 
Além de Júlio e Fávaro, nomes de outros aliados de Mendes começam a surgir no horizonte como possíveis candidatos para a vaga de Selma. A deputada estadual Janaína Riva (MDB) informa que os parlamentares estão se articulando para lançar um nome que seja consenso – ou o mais próximo disso. De acordo com ela, uma forte opção é o atual presidente da AL, Eduardo Botelho (DEM). O líder do governo, deputado Dilmar Dal’Bosco (DEM) também foi citado por ela.
 
“É difícil tirar um nome em consenso entre 24 parlamentares, pois cada um pensa de um jeito. Temos o deputado Botelho, o Max Russi, que também já se colocou a disposição para disputar, o Dilmar Dal’Bosco. Tem vários deputados que gostariam de ser candidatos e eles entendem que tem que ser um só e que reúna pelo menos 18 deputados”, afirmou Janaína Riva.
 
Eleita como a candidata mais votada ao Senado em 2018, com quase 700 mil votos, a juíza aposentada Selma Arruda teve seu mandato cassado pelo TRE, acusada de omitir da Justiça despesas de R$ 1,2 milhão durante a campanha de 2018, o que configura caixa 2 e abuso de poder econômico.

Na semana passada, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, emitiu um parecer no qual defende a cassação imediata do mandato da senadora e a realização de novas eleições em Mato Grosso para preencher a vaga.

8 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Pedro
    17 Set 2019 às 13:40

    Rejeição total

  • Pedro
    17 Set 2019 às 13:40

    Rejeição total

  • Jacinta
    17 Set 2019 às 11:42

    Votei em Selma, e não me arrependo. Mas o mundo é dos maus.

  • JOSE NILDO
    17 Set 2019 às 11:37

    VOTE

  • Jorge
    17 Set 2019 às 11:24

    Lembrem-se Julinho saiu pelas portas do fundo na última eleição como deputado.

  • Juscelino Alves Ferreira
    17 Set 2019 às 10:58

    Concordo com o comentário acima: Temos vários jovens com pensamentos diferentes, já na política como fora! Então vamos pensar em eleger um deles!

  • Juscelino Alves Ferreira
    17 Set 2019 às 10:58

    Concordo com o comentário acima: Temos vários jovens com pensamentos diferentes, já na política como fora! Então vamos pensar em eleger um deles!

  • Milkão
    17 Set 2019 às 10:28

    Vamos ser sinceros, tudo a seu tempo e existem ciclos em nossas vidas, assim como na política, pois ainda persistem aqueles que tentam a todo custo se manterem na vida pública e fazer da política carreira e negócio! Há tanta gente nova e capaz com visão empreendedora a ponto de fazer diferente nesse meio e contribuir para o estado de MT!