Olhar Direto

Domingo, 20 de outubro de 2019

Notícias / Política MT

Wilson propõe PEC que cria duas novas vagas para vereador em Cuiabá

Da Redação - Carlos Gustavo Dorileo

02 Out 2019 - 18:19

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Wilson propõe PEC que cria duas novas vagas para vereador em Cuiabá
O deputado estadual Wilson Santos (PSDB) busca assinaturas de sete colegas parlamentares para apresentar no Plenário da Assembleia Legislativa, nos próximos dias, uma proposta de emenda constitucional que visa alinhar as Constituições do Estado e a Federal. Dentre as mudanças citadas pelo tucano, está o artigo 182, que permitiria a criação de mais duas vagas para vereador em Cuiabá.

Leia também
Jayme volta a considerar apoio a Emanuel e diz esperar maturidade de Mauro Mendes


Em entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira (2), o deputado afirmou que a Constituição mato-grossense precisa, que completa 30 anos este mês, precisa ser atualizada, citando entre alguns pontos, o artigo que trata do número de vereadores por municípios.

De acordo com a Constituição Federal, uma cidade com 600 mil habitantes, que é o caso de Cuiabá, deve ter 27 representantes na Câmara Municipal, dois a mais do que foram eleitos em 2016.

“A Constituição Estadual está completando 30 anos de existência. Mato Grosso mudou muito, tem muitos artigos que foram anulados pelo STF. Vamos apresentar uma PEC que altera quase 50 artigos da nossa Constituição”, afirmou o deputado.

“Em relação ao artigo 182 da atual Constituição Estadual que trata do número de vereadores por município. A proposta é que faça a adequação do texto da Constituição Federal, o que está no artigo 29, que estabelece o número de vereadores proporcional ao número de habitantes. Como Cuiabá já passou os 600 mil habitantes, a cidade já poderá ter 27 cadeiras na Câmara Municipal”, explicou.

A proposta do parlamentar também prevê a exclusão de exames orais para concursos públicos para promotores de Justiça e juízes de Direito; a criação de uma ouvidoria de Justiça; e um menor prazo para o governador encaminhar o Plano Plurianual (PPA) ao Poder Legislativo.

23 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Rita Menendes da Silveira
    03 Out 2019 às 14:15

    Faço outra ´proposta : ACABAR COM O CARGO DE VEREADOR NO BRASIL E EXTINGUIR TODAS AS CÂMARAS DE VEREADORES.

  • Florinda
    03 Out 2019 às 13:02

    Não dá pra acreditar num projeto desses, cria pra dar aula de graça pra quem queira e precisaaa

  • Silvia
    03 Out 2019 às 11:42

    Aumentar números de políticos e uma proposta independe demais Wilson..o ideal era acabar com este tipo de cargo desnecessário p a população.

  • Maria
    03 Out 2019 às 11:33

    Redução do número de vereadores já.

  • paulo roberto
    03 Out 2019 às 09:43

    Wilson Santos é totalmente sem noção.......

  • Lucas Ferraz
    03 Out 2019 às 08:55

    Isto é um absurdo, na verdade deveria é reduzir o número de vereadores e deputados também, pois muitos estão ali e não fazem nada, não apresentam nenhum projeto e nem mesmo fiscaliza o Prefeito ou Governador. O que vemos é uma farra com dinheiro público, como essa verba indenizatória, que não indeniza nada pois ninguém vê a comprovação com nota fiscal!

  • DE LIMA
    03 Out 2019 às 08:06

    Em todos canais de comunicação, todos os dias o que se ouve, é que estado e municípios estão passando por crise financeira. Aí vem o WS querer aumentar o número de vereadores e onerar ainda mais o cofre do município, como se o aumento de vereadores na câmara municipal iria resolver os problemas da população. É uma palhaçada, um tapa na cara da sociedade essa intenção de PEC.

  • Nonato
    03 Out 2019 às 07:13

    Isdo sim se chama falta do que fazer..o senhor nao tem.uma ideia melhor...quer onerar ainda mais ...nota zero pra sua ideia...posdo te mandar um presente deputado?...vou te mandar um feixe de capim

  • Nonato
    03 Out 2019 às 07:13

    Isdo sim se chama falta do que fazer..o senhor nao tem.uma ideia melhor...quer onerar ainda mais ...nota zero pra sua ideia...posdo te mandar um presente deputado?...vou te mandar um feixe de capim

  • Exorcista
    03 Out 2019 às 07:02

    Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.

Sitevip Internet