Olhar Direto

Sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

Notícias / Política MT

Emanuel entrega última parte e Hospital Municipal de Cuiabá passa a funcionar com 100% da capacidade

Da Redação - Wesley Santiago

18 Nov 2019 - 09:10

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Emanuel entrega última parte e Hospital Municipal de Cuiabá passa a funcionar com 100% da capacidade
O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) entrega, no fim da tarde desta segunda-feira (18), a última parte do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), Dr. Leony Palma de Carvalho. Com isto, a população da capital mato-grossense passará a ter a unidade funcionando com 100% de sua capacidade.

Leia mais:
Prefeitura inaugura 100% do Hospital Municipal de Cuiabá e outras cinco unidades de saúde
 
Nesta última etapa serão entregues a parte de Urgência e Emergência do hospital, que terá seis salas de centro cirúrgico, observação pediátrica, 12 leitos de estabilização, três leitos de reanimação, cinco de politrauma e dois de isolamentos.
 
Na ocasião também serão entregues a Central de Material e Esterilização (CME) e o heliponto. Com o funcionamento de 100% da unidade, ela passa a contar com 315 leitos, sendo 178 de adultos, 20 leitos no Centro de Tratamento de Queimados, 60 de UTI, 38 de Emergência, seis salas de cirurgia e 13 leitos RPA (recuperação pós-anestesia).
 
Além disto, também há ambulatório com mais de 13 das especialidades médicas mais procuradas pela Central de Regulação, exames como ultrassonografia, endoscopia, colonoscopia e radiografia e parque tecnológicos com equipamentos de última geração.

O prefeito Emanuel Pinheiro disse que já está sendo feita a transferência de pacientes para o HMC e na manhã do dia 19 a equipe do plantão seguinte assumirá já no novo hospital.

O novo HMC vai contar com 60 leitos a mais que o antigo PSMC, e deve ter um custo mensal de cerca de R$ 12 milhões, sendo que será 100% custeado com dinheiro da União.

De acordo com o prefeito, seu plano é criar na região do novo HMC uma “cidade da saúde”, com novas áreas construídas, entre elas um Hospital-escola.
 
“A minha ideia é fazer aqui a cidade da saúde. São 7 hectares, 21 mil metros quadrados de área construída. 7 hectares dá pra gente fazer tudo aqui dentro. Eu tenho muitas ideias aqui. A Univag já quer fazer um hospital escola. Já sinalizei, vai fazer o hospital escola. Aqui não para. Nós estamos reescrevendo, virando a página, da saúde pública na capital”, disse o prefeito.
 
A solenidade de entrega, que contará com a presença de várias autoridades, está marcada para começar às 18h30.

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • ILDO DA SILVA
    18 Nov 2019 às 11:07

    Nao adianta nada predio e instalaçoes novas, se as mesmas praticas de fila de espera continuam, meu tio aguarda a mais de uma semana, para fazer uma cirurgia no tornozelo, ja poderia estar em casa e cedendo a vaga pra outra pessoa, sugiro que o prefeito começasse a despachar no novo pronto socorro.

Sitevip Internet