Olhar Direto

Terça-feira, 07 de abril de 2020

Notícias / Educação

IFMT inicia processo seletivo para 2020 com 504 vagas nesta quinta-feira

Da Redação - José Lucas Salvani

28 Nov 2019 - 14:36

Foto: Reprodução

IFMT inicia processo seletivo para 2020 com 504 vagas nesta quinta-feira
O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) inicia, nesta quinta-feira (28), o processo seletivo para o ano letivo de 2020 com 504 vagas para os 18 campi e dois centros de referência espalhados pelo estado. As vagas são para os cursos de graduação oferecidos pelo Instituto e a inscrição pode ser feita aqui até o dia 10 de janeiro de 2020.

Leia mais:
Mãe de autista denuncia bullying e agressões físicas praticadas por alunos do IFMT

Para participar do processo seletivo, é necessário ter concluído o ensino médio ou equivalente até a data da matrícula, prevista para os dias 27 e 28 de janeiro de 2020, para aqueles que foram aprovados na primeira chamada. Outro requisito é ter realizado o processo seletivo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016, 2017, 2018 ou 2019. Não haverá cobrança de taxa de inscrição para participação deste processo seletivo.

No ato da inscrição, o candidato poderá optar por concorrer às vagas reservadas para pessoas com deficiência (PCD) e para o sistema de ações afirmativas/cotas sociais. Para participar no sistema de cotas, o candidato deve se atentar às regras do edital.

Segundo o edital, em 2019, excepcionalmente, não serão destinadas vagas para o preenchimento por candidatos que optarem pelo Sistema de Seleção Única do Ministério da Educação (SISU/MEC).

Durante o preenchimento do formulário de inscrição, o candidato deverá ter em mãos o número do CPF, da cédula de identidade ou documento equivalente com validade nacional e o número de inscrição com o qual fez a prova do ENEM.

Avaliação

Para que sejam obtidas as notas das provas objetivas e da redação, é necessário digitar duas (02) vezes o número da inscrição do ENEM. O não cumprimento desta regra do edital impossibilitará o acesso às notas obtidas pelo candidato e também o eliminará automaticamente da concorrência.

O resultado do Vestibular ENEM 2020/1 será classificatório/eliminatório, e as chamadas obedecerão à ordem decrescente de classificação, ou seja, da maior nota para a menor de acordo com a modalidade (cotas ou ampla concorrência) pela qual o candidato optou no ato da inscrição.

É previsto que no dia 20 de janeiro de 2020 o IFMT disponibilize para os a confirmação de inscrição, contendo o nome, o número de inscrição, o curso pretendido e o turno aqui. Já no dia 22 do mesmo mês, serão divulgadas dez listas,sendo uma dos candidatos da listagem  geral que foram aprovados e os excedentes no Vestibular ENEM 2020/1; e nas outras nove listas constarão os nomes dos candidatos aprovados e os excedentes que se inscreveram como cotistas, por curso e turno.

2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Eugenia Coelho da Silva Reis
    04 Dez 2019 às 05:28

    Sou a esperança desse novo seletivo...

  • Ricidir Liranço
    29 Nov 2019 às 15:20

    Terminei o segundo grau já faz 26 anos nunca fiz o exame do Enem. Então não vou poder participar do seletivo.

Sitevip Internet