Olhar Direto

Segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Notícias / Cidades

Sindicato defende ação de ‘amarelinhos’ em atropelamento de mototaxista durante perseguição em Cuiabá

Da Redação - Wesley Santiago

06 Dez 2019 - 08:26

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Sindicato defende ação de ‘amarelinhos’ em atropelamento de mototaxista durante perseguição em Cuiabá
O Sindicato dos Agentes Municipais de Trânsito e Transporte de Cuiabá (Sinattrac) emitiu nota de esclarecimento declarando apoio aos ‘amarelinhos’ envolvidos na perseguição e atropelamento do motociclista Osmar do Rosário Esteves, 32 anos, ocorrido na última terça-feira (03), no bairro Altos da Serra, na Capital. A categoria pediu paciência na apuração do ocorrido e lembrou que a vítima usava Carteira Nacional de Habilitação (CNH) falsa e exercia a profissão ilegalmente.

Leia mais:
Motociclista atropelado por 'amarelinhos' deverá ganhar emprego na Semob
 
A nota, assinada pelo presidente do Sinattrac, João Bosco de Campos, explica que o caso ainda carece de apuração pelas autoridades. Além disto, cita entrevista do delegado Christian Cabral, da Delegacia Especializada de Trânsito (Deletran), que aponta que “o condutor do veículo fazia uso de documento falso e exerce ilegalmente a profissão de mototaxista”.
 
“Trata-se de prática criminosa e ilegal, cuja conduta o motociclista responderá penalmente e que coloca em risco a vida dos condutores, passageiros e pedestres”, diz outro trecho da nota.
 
O sindicato pontua também que os servidores envolvidos no caso atuam com eficiência as suas funções e que atendiam denúncia realizada por mototaxistas regulamentados.
 
“É necessário registrar também que a principal função dos agentes é garantir trânsito seguro. Tendo como missão, em suas atividades de fiscalização e orientação da população, garantir a segurança viária e o ordenamento de mobilidade urbana, promovendo ações afirmativas e de fomento de educação para o trânsito, com vistas à diminuição dos índices de acidentes”, explica o sindicato em outro trecho da nota.
 
O caso
 
Agentes da Semob tiveram o veículo oficial  apedrejado por populares no bairro Altos da Serra, na manhã de terça-feira (3).  Inicialmente a versão apresentada era a de que o mototaxista tentou fugir do local ao ser abordado pelos agentes, mas perdeu o controle da moto, caiu e teve ferimentos leves. No entanto,vídeo divulgado pouco tempo depois mostra que os agentes perseguiram e atropelaram o mototaxista. Na sequência, o carro oficial da Prefeitura de Cuiabá foi apedrejado.
 
Nas imagens, é possível ver o momento em que o mototaxista aparece sendo perseguido pela viatura da Semob. Logo depois, o carro encosta no motociclista, fazendo com que ele venha ao chão.


 
Sensibilizado com a situação, o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) prometeu um emprego para o rapaz na  Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) e garantiu apoio no tratamento médico do trabalhador.
 
O prefeito determinou ao secretário da Pasta, que seja aberto um Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD), para apurar a conduta dos servidores. Ressaltou que a situação seja apurada rigorosamente. "Os responsáveis, quando identificados e comprovados a sua responsabilidade, sejam punidos no rigor da lei. Para esclarecimento, o rigor da lei pode ir até a perda do cargo ou função pública. Já determinei que para isso, a apuração seja rigorosa, isenta, imparcial e transparentemente comunicada a imprensa e a toda população cuiabana".
 
O Olhar Direto conversou com o pai do motociclista, identificado como José Maria. Segundo ele, Osmar saiu do pronto-socorro na madrugada desta quarta-feira (4). Apesar disso, sente muitas dores no pescoço e cabeça. "Não pode andar direito, está sentindo tontura. Ele vai ficar em pé e começa cair", afirmou.  Ao receber a informação de que o filho iria ganhar um emprego, José se emocionou.
 
Já um amigo de infância de Osmar disse que ele teria a licença provisória para dirigir. Entretanto, um carro teria batido em sua moto, o que fez com que ele perdesse a permissão. Ele é casado, tem dois filhos e sua esposa se encontra grávida do terceiro.

33 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Hugo
    07 Dez 2019 às 11:09

    Então quer dizer que os agentes de trânsito agora não em prerrogativas de polícia para fazerem abordagem e perseguição, e ainda querem abonar a falhas deles com erro do infrator, então quer dizer que eles ficaram abonados de penalidades pela inflação que o cidadão cometer, isto e uma palhaçada.

  • LUIZA
    07 Dez 2019 às 08:18

    Uma coisa é o motociclista estar portando CNH falsa e exercer uma função ilegalmentea outra sindicato é o abuso de autoridade dos amarelinho essa não é a função deles para isso existe a polícia,agora se eles querem ter mais poder do que a polícia, eles não são autoridade, isso não da o direito de atropelarmatar as pessoas. Fazem o seus trabalhos conforme foi estabelecido e deixa pra polícia os demais vcs não são melhores que ninguém! #falta de respeito com a vida

  • Patropi
    07 Dez 2019 às 07:21

    Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.

  • Iak...Iak...Iak
    06 Dez 2019 às 22:17

    Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.

  • Raquel
    06 Dez 2019 às 21:01

    Nada justifica o atropelamento. Eles tanto sabiam que houve abuso que deram um versão mentirosa para o fato. Lamentável. Como cidadã quero acreditar que no SEMOB, existam funcionários que exerçam a função com seriedade e sabedoria.

  • Francisco Trabalhador
    06 Dez 2019 às 17:34

    SOU TRABALHADOR, PAGO MEUS IMPOSTOS E POSSUO UM VEÍCULO PARA TRABALHAR. AMARELINHO FISCALIZANDO DE FIAT TORO E O PIOR DEPRECIANDO VEÍCULO PÚBLICO PTOPOSITALMENTE. O IMPOSTO QUE PAGAMOS NÃO VALE NADA MESMO.

  • Jorge Mattos
    06 Dez 2019 às 15:38

    ATROPELAMENTO PROPOSITAL, ISSO PODE ARNALDO ? MAIS INFELIZMENTE A NOSSA JUSTIÇA É QUEM DECIDE.

  • Pchico
    06 Dez 2019 às 15:11

    Totalmente errada a ação dos amarelinho. Me diz onde vc amarelinho nessa cidade, orientando e educando no trânsito?? Qdo a gente vê eles na rua é só pra multar. E sobre o comentário do Véio Joaquim, onde diz que qualquer cidadão pode dá voz de prisão à uma pessoa que esteja infringindo a lei, eu te pergunto: Véio Joaquim, vc já tentou da voz de prisão à algum bandido?? Tipo político, então, tente isso e vc se tornará o bandido.

  • rubens tadeu reynaud
    06 Dez 2019 às 13:50

    a FUNÇÃO DO AMARELINHO E FICAR ESCONDIDO ATRAS DE UM POSTE E FICAR MULTANDO TODO MUNDO. PERSEGUIR PESSOAS E COISA DA PM.

  • EDSON
    06 Dez 2019 às 13:19

    O motivo do Moto Táxi estar circulando com CNH falsa e sem o registro, não dá o direito a ninguém de colocar a vida dele em perigo, ainda mais sendo ele pai de família.

Sitevip Internet