Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Política BR

Versão de Lina Vieira para sua saída da Receita Federal é contestada

Enquanto a ex-secretária Lina Vieira atribui a sua demissão em julho à fiscalização mais rígida sobre os grandes contribuintes  que teria sido implantada ao longo dos 11 meses da sua gestão , um dos secretários que a antecederam no comando do órgão e o próprio ministro da Fazenda, Guido Mantega, contestam a versão dizendo que o cerco aos principais geradores de impostos existe há anos.


Para o ex-secretário da Receita Federal Everardo Maciel, que comandou o órgão entre 1995 e 2002 durante o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, a polêmica em torno dos grandes arrecadadores não passa de uma “cortina de fumaça” para desviar o foco dos maus resultados que provocaram a demissão de Lina por ineficiência. “É um factóide. Na gestão de Lina ocorreu justamente o contrário: a arrecadação sobre os grandes contribuintes caiu. Essa discussão é uma cortina de fumaça para desviar o foco da ineficiência de gestão. A opção por fiscalizar os grandes geradores de receita não é política, é óbvia”, avalia Maciel.

A polêmica em torno dos critérios de fiscalização do fisco foi deflagrada na terça-feira (25), quando a ex-secretária divulgou nota atribuindo a sua demissão e a exoneração de integrantes de sua antiga equipe à postura rígida sobre grandes agentes financeiros:"Esses colegas são pessoas sérias, de competência inquestionável, cujo único pecado foi o compromisso com um projeto de uma Receita Federal independente e focada nos grandes contribuintes."

Em reposta, o ministro da Fazenda disse que o debate sobre os grandes contribuintes era uma “balela”. “Há mais de 10 anos existe um programa de fiscalização de grandes contribuintes que foi reforçado ao meu comando", disse ele a jornalistas. "É uma desculpa para encobrir ineficiência", acrescentou.

Adotando a mesma linha de Mantega, Maciel sustenta que a estrutura criada para fiscalizar os grandes contribuintes foi criada durante a sua gestão no governo Fernando Henrique, não na gestão de Lina. “Quem criou a estrutura atual de delegacias, de superintendências, foi eu. Foi um trabalho de anos que envolveu muitos servidores, que arriscaram a vida em alguns casos”, conta o ex-secretário.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet