Olhar Direto

Notícias / Educação

Prefeitura entrega biblioteca pública revitalizada e abrirá mais 1.500 vagas em creches

Da Redação - Vinicius Mendes

17 Dez 2019 - 16:04

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Prefeitura entrega biblioteca pública revitalizada e abrirá mais 1.500 vagas em creches
O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), afirmou que deve entregar em 2020 mais seis Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). A Prefeitura de Cuiabá também deve aumentar em 1.500 o número de vagas em creches. De acordo com o prefeito, outras ações são planejadas para a educação até o final do mandato em 2020. A mais recente foi a inauguração da Biblioteca Municipal Saber Com Sabor Prof. Dr. Paulo Eduardo dos Santos, na Praça Clóvis Cardoso.
 
Leia mais:
Período de solicitação de matrículas para creches e CMEIS começa amanhã
 
A solenidade de entrega da obra mais recente da educação ocorreu na noite desta segunda-feira (16). A Biblioteca Saber com Sabor, que agora passa a se chamar Biblioteca Pública Saber Com Sabor Prof. Dr. Paulo Eduardo dos Santos, passou por uma revitalização e teve seu espaço ampliado em 50%. O prefeito Emanuel Pinheiro afirmou que ela funcionará das 8h às 18 nos dias de semana e das 8h às 20h nos finais de semana e feriados.

 
“Estamos dando sequência ao nosso compromisso de entregar no mínimo uma praça por semana, agora estamos aqui no centro histórico, revitalizamos e embelezamos uma das mais belas praças da cidade, a Praça Clóvis Cardoso. E além de revitalizá-la, ampliamos a biblioteca, colocamos ar condicionado que funciona o dia todo, e dentro desta biblioteca inauguramos também o espaço da literatura cuiabana, onde vai ter apenas literatura cuiabana, de autores cuiabanos, sobre a história e cultura da nossa capital, com isso valorizamos mais ainda a educação”, disse o prefeito.
 
Segundo o prefeito, o planejamento para a educação é dar sequência ao que já foi definido no início da gestão. Serão entregues pelo menos mais seis CMEIs em 2020, além de ampliar as vagas dos Centros Educacional Infantil Cuiabano (CEICs). Porém, o prefeito garantiu que várias outras ações ainda devem ser realizadas, como a climatização de todas as salas de aula da rede pública municipal de ensino.
 
“Vamos dar sequência à inteligência emocional, ao Bom de Bola Bom de Escola, a valorização dos profissionais da educação, a reconstrução de várias unidades escolares, enfim, esta política de universalização e democratização do ensino, bem como climatizar até o aniversário dos 301 anos de Cuiabá todas as salas de aula de todas as unidades escolares da rede pública municipal de ensino, todas com ar condicionado. Também vamos repor o projeto do kit uniforme escolar, dando tênis para todos os alunos da rede, além da camiseta, dos short saia e dos shorts, e uma novidade que é o kit material escolar completo, para todos os 54 mil alunos da rede pública municipal de ensino”, disse.

 
O prefeito também elogiou a atuação do secretário municipal de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos, e da secretária-adjunta de Educação, Edilene de Souza Machado, que segundo Emanuel ambos têm feito um ótimo trabalho com o Projeto de Alfabetização Cuiabano, sendo referência nacional. De acordo com o secretário Alex Vieira, outra ação da educação municipal será a ampliação das vagas em creches no próximo ano.
 
“Hoje nós temos um déficit em creches de cinco mil vagas, estamos ampliando para 1.500 vagas, até fevereiro com estas 1.500 novas vagas. É crescente este número, então hoje para a gente suprir esta necessidade precisaria de muito mais unidades, mas nós temos recriado com o CEIC, que é a ampliação da rede dentro da própria rede já existente, e isso visa o nosso objetivo de chegar até o fim de 2020 com mais três mil vagas novas”, disse.

4 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Rogério
    18 Dez 2019 às 09:50

    Más é preciso fiscalizar essas vagas para ver se não vão serem preenchidas com fantasmas né?

  • Angélica
    18 Dez 2019 às 08:37

    Parabéns a prefeitura pelo lindo trabalho. A estrutura ficou ótimo. Acredito que quando se tem motivos, temos mesmo que elogiar!

  • Fernando
    17 Dez 2019 às 20:06

    Tem que ter uma biblioteca virtual o município onde todo aluno matriculado pode acessar de sua escola e de casa.

  • Sartori
    17 Dez 2019 às 19:53

    Parabéns à prefeitura, devemos como cidadão não só reclamar mas também enaltecer os bons feitos como este que foi realizado.

Sitevip Internet