Olhar Direto

Quinta-feira, 09 de abril de 2020

Notícias / Cidades

Parque Cuiabá é preparado para ser abastecido por nova estação de tratamento

Da Redação - José Lucas Salvani

17 Fev 2020 - 14:18

Foto: Reprodução

Parque Cuiabá é preparado para ser abastecido por nova estação de tratamento
O bairro Parque Cuiabá está sendo preparado para ser abastecido pela nova estação de tratamento de água da capital, a ETA Sul, cujas obras estão na fase final. Conhecida como setorização, a ação é focada na adequação do sistema a partir das análises das necessidades de consumo de cada localidade e características das tubulações existentes.

Leia mais:
Câmara aprova lei que obriga Águas Cuiabá a recuperar asfalto danificado em vias públicas

O Parque Cuiabá é o quarto bairro do sul da cidade a passar pelo processo de setorização. No mês de janeiro, a concessionária deu início ao processo de verificação  das redes de distribuição do Sistema Sul de Abastecimento de Água. Desde então, os bairros Santa Terezinha I e II, Jardim Presidente I e II e Jardim Passaredo passaram pelo processo. Os próximos bairros a receberem o processo, ainda em fevereiro, são Residencial Coxipó, Itapajé, São Francisco e região do Coophema.

“Para garantir a eficiência desse novo complexo responsável pelo abastecimento e distribuição de água, chamado Sistema Sul, é fundamental que as redes estejam aptas a receber água em grande volume, com pressão”, explica o diretor executivo da Águas Cuiabá, William Figueiredo.

O procedimento 

Setorização é o nome dado ao conjunto de procedimentos realizados com o objetivo de garantir que cada bairro, rua e casa receba água na quantidade e pressão ideais. Para isso, profissionais fazem um mapeamento das localidades a serem atendidas, considerando elementos como o relevo (partes mais altas e mais baixas de cada bairro), concentração de unidades consumidoras e extensão das redes (tubulações) de abastecimento.

“Vale lembrar que, durante os trabalhos de setorização, é possível detectar a necessidade de novas redes em determinados locais. Por isso, pode haver obras de instalação de tubulações de abastecimento”, observa o diretor.

Além de equilibrar o sistema, a setorização garante a eficiência das estruturas de distribuição de água. Esse equilíbrio viabiliza a correta pressão na rede, conforme a necessidade de consumo e modelo topográfico de cada região. Dessa forma, a medida evita o desperdício de água e possíveis quebras nas tubulações.

O gestor informa que o processo denominado setorização deve ser concluído até o mês de março. A companhia estima que sejam investidos neste trabalho R$ 7,3 milhões.

3 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Xavier
    18 Fev 2020 às 07:33

    Muito bom novos projetos e serviços, porém o asfalto foi embora. Que aplique a nova Lei para deixar ascruas

  • Prof. Orlando
    17 Fev 2020 às 17:26

    Só espero q a água chegue com pressão suficiente pois há mais de ano q sofremos com essa falha. Queremos também deixam nossas como estavam antes, hoje é só buraco tanto nas avenidas principais como nas transversais. Vamos cobrar, nos aguardem.

  • Flavio
    17 Fev 2020 às 16:51

    O progresso é bem vindo para todos . Mas as ruas do barro estão um lixo após termino do serviço . Acabaram com asfalto , o certo esta empresa tem asfaltar o bairro inteiro uma porcaria o remendo que fazem é muito ruim remendo . Esse ano é politico .....cadê a fiscalização da casa de horrores ... não tem um que salva que trabalha pelo Coxipo .... Temos que escolher qual buraco vamos cair

Sitevip Internet